Por Jack Newman
Um ex-comandante da Marinha russa, supostamente roubou duas hélices de bronze de 13 toneladas de seu próprio contratorpedeiro enquanto estava em um dique seco sendo convertido em um museu flutuante.
O comandante, que não foi identificado, é acusado de conspirar com outros para substituir secretamente as hélices do destróier Bespokoynyy por outras feitas de um material mais barato e mais leve.
Sergei Sharshavykh, chefe da equipe de investigações militares da Frota do Báltico da Marinha Russa, disse que o comandante tentou fraudar o estado de £ 390.000 com seu esquema.
Os nomes do comandante do contratorpedeiro e seus cúmplices não foram revelados, nem seu método para remover os objetos pesados, de acordo com a mídia russa Interfax. Mas a marinha russa disse que sua investigação está quase concluída.
O roubo ocorreu no Estaleiro Yantar, em Kaliningrado, fortemente militarizada, onde fica o quartel-general da frota do Báltico. O destróier de mísseis guiados, que foi comissionado em 1991, retornou a Yantar em 2016.
Os investigadores não revelaram quando o roubo ocorreu, mas em 2018 o navio de guerra estava em exibição como um museu de história militar como o Parque Patriot em Kronstadt, perto de São Petersburgo.
A classe Sovremenny, também conhecida como classe do Projeto 956 Sarych, consistia em 21 navios construídos pela União Soviética e mais tarde pelo exército russo. Quatro deles foram para a marinha chinesa e a construção continuou até 1991.
O Bespokoynyy foi comissionado em 28 de dezembro de 1991, dois dias depois que os soviéticos votaram pela dissolução do sindicato.
Os navios eram armados com oito mísseis anti-navio P-270 Moskit supersônicos, 48 mísseis terra-ar, dois suportes de canhão gêmeos de 130m e tubos de torpedo.
Na época em que foram lançados, os navios da classe Sovremenny tinham os sistemas de radar e comunicação mais sofisticados de todos os da frota soviética.
Todos os quatro navios chineses ainda estão em serviço, e a Marinha russa também tem quatro que estão passando por grandes reformulações.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Daily Mail
kkk
Óbvio que a criança não agiu sozinha, pegar duas hélices de navio, pôr debaixo do braço, e um jornalzinho em cima para disfarçar???? Hara, bateu saudadezinhas, do antigo comando …
kkkk
Morrerei e não verei tudo
kkk
Parabéns ao comandante russo. Está provado que corrupção e ladroagem desemfreada não é só no Brasil. kkkkk
Se tem placa, é porque tem história. kkkkk
Vai saber o que mais foi roubado dessas bases. Alguns dias atrás foi revelado que roubaram peças do avião do juízo final do Putin.
Vai escanear para imprimir em 3D….rsrsrsrsr
Mas falando sério, os perfis das pás constituem um dos principais segredos dos hélices e depois que inventaram o scan a lazer copiar estes componentes é relativamente fácil e rápido. Algumas toneladas de bronze custam muito em qualquer lugar do mundo e como spair para navio chinês mais ainda….
Dificilmente agiu sozinho!
Bem que dizem que enclave extraterritorial russo de Kaliningrado (ex-Königsburg) é um antro de corrupção e crime organizado.
Lugar perfeito pra uma ação dessa natureza!
Tem razão acho que ele não iria conseguir carregar 13 ton sozinho, rsrs