O Captain Dave Snowden foi removido do comando do USS Harry S. Truman (CVN-75) na quinta-feira, de acordo com uma notificação do Congresso.

De acordo com a notificação, Snowden foi removido devido à perda de confiança em sua capacidade de comando após a colisão ocorrida em 12 de fevereiro, entre o USS Truman e o navio mercante MV Besiktas-M na costa do Egito, perto da entrada do Canal de Suez.
A colisão noturna danificou o porta-aviões, perfurando o casco acima da linha d’água, no quarto de estibordo do navio, e danificando um sponson localizado à ré do seu elevador de estibordo. Não foi relatado nenhum tripulante ferido.
“Os danos avaliados incluem a parede externa de duas salas de armazenamento e um espaço de manutenção. Externamente ao navio, os danos avaliados incluem um espaço de manuseio de linha, a plataforma acima de um dos espaços de armazenamento”, diz uma declaração da US 6th Fleet, completando que “O elevador de aeronaves número três não sofreu danos e está totalmente operacional.”
O porta-aviões está no porto, na Baía de Souda na Grécia, para inspeção e reparos, informou a USN.
Snowden é graduado de 1996 da Academia Naval dos EUA e piloto de caça. Ele foi Imediato do Truman e comandou o USS San Antonio (LPD-17).

A US Navy informou que o comandante do USS Dwight D. Eisenhower (CVN-69), Captain Christopher “Chowdah” Hill, comandará o Truman interinamente, enquanto seu porta-aviões passa por um período de manutenção, após 9 meses de deployment no Mar Vermelho.
FONTE: USN
ADAPTAÇÃO: DAN
Esta é a versão formal militar de tirar o sofa da sala porque a mulher traiu em cima dele…
É extremamente improvável que o Comandante do porta-aviões estivesse no passadiço aquela hora da noite depois de um longo e exaustivo trânsito pelo canal de Suez e/ou tivesse algum envolvimento inicial no incidente até ter sido (ou não) chamado ao local pelos seus oficiais de navegação no horário….
Como já disse esse tipo de acidente GERALMENTE acontece quando militares autoritários e queixo duro se metem no meio de navios mercantes e passam a exigir coisas INCOMPATÍVEIS como um outro famoso incidente onde outro US ship exigiu que um Farol espanhol manobrasse para evitar uma colisão…
O Comandante é o responsável pelo seu Navio, em quaisquer condições. Na USN comandantes cujo navio encalha, abalroa, tem incêndios ou alagamentos, e situações internas de repercussão são exonerados antes do termino das investigações, por perda de confiança em sua capacidade de “liderança”.
Na RN os Oficias para promoção à oficial superior e oficial general possuem um requisito denominado “Luck” (sorte), sendo avaliado como “sim” ou “não”. Os envolvidos nos sinistros e situação acima são chancelados como “não”. Os oficiais intermediários são dispensados, pois lá não há estabilidade na carreira e sim contrato temporal. Os oficiais superiores são passados para a reserva, com remuneração proporcional.
Por isso que a USN é o que é e a RN está na situação que se encontra atualmente….