No dia 19 de janeiro, ao longo da costa de Santa Catarina, o Navio de Desembarque de Carros de Combate, NDCC Almirante Saboia (G25) recebeu o Comandante de Operações Navais (CON), Almirante-de-Esquadra Elis Treidler Öberg, acompanhado do Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Liseo Zampronio.
Os Almirantes acompanham uma parcela da Operação, participando das atividades diárias dos Aspirantes, enquanto os Navios da Esquadra realizam exercícios de caráter naval, tais como: manobras táticas, reabastecimento logístico no mar, operações aéreas, incluindo eventos de ataques simulados por aeronaves da Força Aérea Brasileira e tiro antiaéreo sobre granada iluminativa (GIL) com canhões e metralhadoras das unidades navais.
Em águas das costas do Rio Grande do Sul, exercícios inopinados ocorreram visando aprimorar a prontidão dos navios, dentre eles: controle de avarias; tiros de canhão de superfície sobre alvo rebocado, que têm como propósito adestrar os navios da Força Naval na reação contra oposição de superfície; e transferência de combustível entre navios no mar, sob ameaça aérea.
Em todos os eventos programados, há participação direta dos Aspirantes que se preparam para a escolha da opção de Corpo e habilitação militar, por ocasião do retorno ao Brasil.
Ao adentrar em Águas Jurisdicionais do Uruguai, a Força-Tarefa foi recepcionada por dois navios da Armada Uruguaia, o AROU General Artigas e o AROU Uruguai, sob comando do Comandante da “Flota de Mar”, Contra-Almirante Daniel Hector Núñez Rodrigues, que pousou com a aeronave Esquilo da AROU no convoo do NDCC Almirante Saboia e deu boas-vindas ao CON.
A “Aspirantex” é uma Operação Naval realizada, anualmente, pela Esquadra brasileira, no mês de janeiro e tem como propósito complementar a formação dos futuros Oficiais de Marinha.
FONTE: Nomar
O Atlântico Sul ganhou uma visibilidade muito grande, pensaram que ia passar batido, mas não passou e nem vai passar … meu caro Golias.
ABS.
E o Siroco?? Os Portuga vão dar um chapéu mesmo??