No dia 25 de março, o Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, visitou o Navio-Aeródromo São Paulo (A 12), acompanhado do Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha, Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra, do Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Sergio Roberto Fernandes dos Santos, e do Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante José Renato de Oliveira.
Participaram da visita o Diretor de Sistema de Armas da Marinha, Vice-Almirante Alipio Jorge Rodrigues da Silva; o Chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais (ComOpNav), Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho; o Diretor do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, Contra-Almirante (EN) “Mario Ferreira Botelho; o Subchefe de Logística e Plano Diretor do ComOpNav, Contra-Almirante Renato Batista de Melo; e o Coordenador da Modernização do NAe São Paulo, Contra-Almirante (RM-1) José Moraes Sinval Reis.
Após uma breve apresentação sobre o Período de Modernização de Meio (PMM) a que o navio será submetido, a partir de 2015, foram percorridas algumas das instalações de bordo, destacando-se a Praça de Máquinas de Ré, Praça de Caldeiras de Vante, os Hangares e o Convés de Voo.
Ao final da visita, o Comandante da Marinha dirigiu-se à tripulação, manifestando a sua satisfação em ver a excelente apresentação do navio e ressaltando a essencialidade do NAe São Paulo para o País, motivando todos a superarem os desafios para modernização do meio.
FONTE : Nomar
É só falar do nosso PA e o pessoal fica histérico! Controlem-se! É evidente que o navio necessita de uma modernização especialmente nas comunicações para fazer o papel de nau-capitânea da Esquadra, para operar juntamente com novas belonaves e para operar caças e aviões AEW!
Acho que a MB, já deve stá pensando num sistema de propulsão nuclear para o NAE São Paulo,este tempo que o PA está parado não é só pra manutenção. Acho que engenheiros estão estudando este navio minuciosamente pra uma furura modernização e pra novos projetos de fabricação deste tipo de embarcação em território nacional, só achismo viu gente, rsrs.
Sou fã do A-12 São Paulo, orgulho da MB e uma força excepcional na América Latina e no Atlântico Sul. Esta certíssima a MB manter o A-12, esta trabalhando e aprendendo diariamente, é difícil o aprendizado, mas se fosse fácil todo o mundo literalmente teria um.
creio que a MB está sendo coerente na processo de modernização. Não adiantaria nada ter o São Paulo operacional sem ter os aviões para botar a bordo. Não adiantaria ter aviões modernizados sem o São Paulo pronto. Agora que os aviões de ataque e carga estão com a modernização já em andamento, então chegou a hora de modernizar o São Paulo. Assim lá pra 2017 teremos tanto o porta aviões quanto os aviões operacionais e modernizados. Uma coerência cronológica.
Já era previsto que o NAe São Paulo só voltaria em 2015. Vamos torcer para que nada de errado, e tenho certeza que a marinha vai deixar o A-12 Full.
Programa de Modernização de Meio não é REPARO é dotar a embarcação de novos equipamentos ou capacidades ou de substituir sistemas atuais por outro mais capaz ou em estágio tecnológico superior.
Obviamente a MB considera que os AF-1 modernizados só estarão disponíveis operacionalmente para formar um esquadrão de aviação embarcada completo ao final de 2016 ou início de 2017 PORTANTO não faz muito sentido simplesmente operar o A-12 até lá é um período que pode ser aproveitado PARA MODERNIZAÇÕES DO MEIO.
Pena que não foram divulgados quais os itens visados neste plano de modernização, pois conforme a amplitude das modificações desejadas poderia-se ver se nova docagem do São Paulo PODE SER OU NÃO NECESSÁRIA….
Antes a desculpa para a falta de meios adequados da marinha era a carência de verba, agora a culpa dos problemas é o prosub. Pior do que não ter não navios é reclamar do que está em andamento. Os comentaristas reclamam com razão da demora do FX2, mas a demora do Programa nuclear da Marinha ninguém pensa.
E outra, ter apenas cinco submarinos para a enorme costa brasileira não é satisfatório. As pessoas não percebem a importância tática de um submarino ao longo de um século de existência deles: ver sem ser visto [a força de submarinos brasileiro completa cem anos em 2014]. Claro que outros meios navais e fluviais também merecem atenção. Ao ver a foto do comandante achei que viria novidade sobre o porta-avião, mas decepcionei.
A MB deveria seguir o exemplo do pessoal do mensalão fazer uma campanha nas rede sociais para arrecadar dinheiro para reforma do A12. Se for esperar esse pinga ,pinga do orçamento esta reforma do A12 não acaba nunca. José Dirceu e Genoino e os mensaleiros juntos ele arrecadaram quase 2 milhões de reais com doações nas rede socias e eles cometeram crimes e conseguiram a operacionalidade do A12 é de interesse nacional.
Vai ficar um tempão parado,o PROSUB sugou a verba da marinha,mas fazer o que né,vamos aguardar,mas mesmo assim já deviam ir projetando um novo NAe para 2020 em diante.
Será que não dá pra colocar o A12 num programa livre de cortes não? Assim ele poderia ser manuntenido e estar na ativa(ou não né)…
É o que temos para o momento.
é… fazer o que… nossa realidade…
Ele vai ficar parado mais um ano para Período de Modernização de Meio ?? Não acham que já ficou tempo demais fora de atividade para ficar mais um tempo parado !!!
Outra reforma!!!, parece piada…