Em 26 de outubro, a Corveta Barroso (V 34) atracou na Base Naval de Simon’s Town, África do Sul, concluindo a última Fase de Mar da Comissão “IBSAMAR-III”. Seguindo-se à atracação, o navio recebeu a bordo o Comandante da Marinha da África do Sul, Vice-Almirante Johannes Mudimu, acompanhado de seu Chefe do Estado Maior.
Na ocasião, o Vice-Almirante Mudimu percorreu o navio e o Comandante da Corveta Barroso, Capitão-de-Fragata Iunis Távora Said, apresentou os principais compartimentos de bordo, bem como suas principais características e capacidades, enfatizando a questão do meio naval ter sido construído no Brasil com integração dos sistemas efetuada por tecnologia nacional.
Ao término da visita, o grupo foi conduzido à Praça D´Armas, local onde o Vice-Almirante Mudimu expressou a ótima impressão obtida, a satisfação em receber a Corveta Barroso em seu país e a importância da realização da Comissão “IBSAMAR”, em futuro próximo, no Brasil e na Índia, a fim de proporcionar maior conhecimento das diferentes realidades e peculiaridades de cada ambiente, tanto em seu aspecto tático/estratégico, quanto no seu aspecto cultural, às tripulações das três Marinhas envolvidas.
Por fim, o Adido de Defesa e Naval do Brasil na África do Sul, Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Cesar Demby Corrêa, que também acompanhou a visita, proferiu algumas palavras expressando a honra em receber todos a bordo e a relevância da presença de meios da Marinha, em especial na África do Sul, como instrumento da diplomacia e da política de relações exteriores do nosso País.
Senhores: Em minha juventude, ingressei na Marinha de Guerra do Brasil, e tive a honra e o grande privilégio em ter feito parte da tripulação do CL ALMIRANTE BARROSO, o famoso C11. Estive com meu navio, participando das comemorações do V Centenário da morte do Infante D. Henrique, em Portugal, onde representamos condignamente a nação brasileira. Agora, tomo conhecimento da existência da Corveta ¨BARROSO¨. Parabéns!