Durante a LAAD 2019, o Defesa Aérea & Naval, teve um rápido encontro com o Rear Admiral (Contra Almirante) Martin Connel, atual comandante da Fleet Air Arm do Reino Unido, no estande do Departament of International Trade UK.
Perguntamos o que pode ser feito para que ocorram mais exercícios entre as duas Marinhas e o almirante Connel disse que a relação entre ambas as Marinhas é excelente e sempre que houver possibilidade, os exercícios ocorrerão.
O almirante mencionou que apesar de ter saudades do HMS Ocean, agora PHM Atlântico na Marinha do Brasil, ele está feliz em ver que o navio segue bem cuidado, o que de certa forma, compensa o fato de não tê-lo mais sob o comando do Amphibious Task Group da Royal Navy.
Perguntamos também se ele sabia algo sobre a possibilidade da Royal Navy vender algumas fragatas Type 23 para a Marinha do Brasil, o que o almirante respondeu só ser possível disponibiliza-las após a entrada em serviço das novas fragatas Type 26, e isso ainda levará algum tempo para acontecer.
Agradecemos a oportunidade e o tempo dispensado para nós, desejando que possamos cobrir em breve, exercícios entre nossas Marinhas.
O Contra Almirante Connel, comandou o navio de patrulha offshore HMS Severn em 2003, a fragata HMS Chatham em 2006, e o porta-aviões HMS Illustrious. Após o comando do HMS Ilustrious, ele passou a ser o Comandante do Amphibious Task Group em 2015, e adido naval em Washington, D.C. em 2016. Desde 2019, ele é o comandante do Fleet Air Arm.
Amigo Padilha alguma info sobre a lista de navios da royal navy[
a serem dado baixa?
obrigado.
abraço.
No.