Por Tânia Monteiro
BRASÍLIA – O comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, usou as redes sociais para criticar o aperto orçamentário que a força terrestre está sofrendo. A crítica foi feita nesta quinta-feira, 3, em seu perfil no Twitter. Segundo informações obtidas pelo Estado, os recursos hoje disponíveis nos caixas do Exército são suficientes para que se chegue apenas até o mês de setembro.
“Conduzo seguidas reuniões sobre a gestão dos cortes orçamentários impostos ao @exercitooficial. Fazemos nosso dever de casa, mas há limites”, disse o general no microblog, ao falar sobre as dificuldades que a instituição está enfrentando e o grave contingenciamento de recursos que, segundo fontes militares, está praticamente paralisando os programas estratégicos do Exército, como o Sisfron, sistema de vigilância de fronteiras.
A principal queixa dos militares é de que o governo federal impõe seguidas missões ao Exército em todas as áreas, mas a equipe econômica não repassa os recursos necessários para o desempenho dos trabalhos. A última delas foi no Rio, com uma nova ida de tropas para as ruas, para tentar oferecer segurança à população.
Foi assim desde o início do ano, quando o Exército foi chamado para fazer pelo menos quatro outras missões: varreduras em presídios quando houve guerra de facções nas cadeias no norte do País, no motim do Espírito Santo, quando a tropa federal foi para as ruas na época do carnaval e a Polícia Militar do Rio fez uma espécie de operação-padrão e, no mês de junho, quando foram chamados para ajudar na reconstrução de cidades atingidas por enchentes em Pernambuco. Em todos os casos, os recursos, até hoje, não foram devolvidos à Força.
Rio. Somente neste fim de semana, quando o Exército foi para as ruas no Rio, por ordem do presidente Michel Temer, que tenta reforçar a segurança pública do Estado, usando-a de vitrine para mostrar eficiência administrativa, a força gastou R$ 5 milhões. Por dia, o emprego de cada brigada militar no Estado custa em torno de R$ 1,2 milhão.
FONTE: O Estado de S.Paulo
Braulison, excelente colocação a sua, uma idéia realmente bacana e funcional. Já começamos por ter o Bolsonaro como candidato a presidente(ex capitão do EB).
Beto Santos, o Brasil não saiu da era puramente agrária e entrou na era industrial por mãos má administradoras, conheço muitas pessoas de bem,trabalhadoras que viveram na ditadura e hoje sentem muita falta dela pois ao menos além da evolução e crescimento do país, se tinha liberdade e segurança.
Quer mais dinherinho quer ? fica aí “confiante” nas instituições e na democracia … sei.
ANDRÉ , o que desejas desejando Melhoras a um Paciente TERMINAL como a REPUBLIQUETA brasileira , esta Republiqueta Corporativista , enfiada a Força a força ao Povo brasileiro através de um GOLPE MILITAR e de CASTAS de tudo de PIOR que havia no BRASIL a Época , Militares de Terceira , Escravagistas , Sonegadores , Latifundiários , Ladrões e gente apenas querendo o PODER para si próprios , suas Famílias e Quadrilhas !!!
Como sempre comento, a republiqueta sempre foi esta Desgraça , mas após 1985 , a Desgraça e o Avanço sobre o Erário Público dos Legislativos , com seus Altos Funcionários e hoje com 100 mil Cargos nomeados no Legislativo e Executivo somados , e ainda na Pior Casta a do Judiciário 450% mais Caro e Dispendioso que os demais no mundo inteiro , da para entender que a REPUBLIQUETA é Terminal , mas estão querendo Dar um Golpe no Povo , querendo enfiar Goela abaixo o Parlamentarismo Republicano Híbrido , pior do que tudo que já tivemos , onde o Presidente nomeia o Primeiro Ministro , então serão Dois a Desgraçarem a Nação ,m Parlamentarismo é o Puro e que deu e da certo o Parlamentarismo Monárquico , onde quem Governa ,deve ser Eleito , mas prestar conta e ser fiscalizado e sofrer certas diretrizes do Representante Verdadeiro do POVO e da NAÇãO o MONARCA , SALVE O IMPÉRIO DO BRASIL , IN HOC SIGNUS VINCES !!!!!!!
Isso, Armando, quando não usa o dinheiro do BNDES para construir portos em Cuba, refinaria da Petrobras na Bolívia e estruturas diversas em países dos companheiros no continente e na áfrica. Além claro, de perdoar as dívidas de tão bonzinho que é este governo (que teoricamente é a mesma coisa do antecessor).
É general; para um país que se dá o luxo de perdoar dívidas externas, rico em biodiversidade, recursos minerais vivos e não vivos, terras raras e fartas, chuvoso e ensolarado, um amplo oceano que permite escoar a produção mundo á fora sem restrição etc e seu presidente e Congresso não tem a hombridade de conceder pelo menos 5% do pib para as forças armadas (além de cortar regalias das solteiras e outros benefícios) é algo realmente dramático.
“bem feito” foi engraçado
Lamento que nossas forças armadas continuam sofrendo com essa cultura mesquinha em repasses de verbas limitadas e quase inexistentes. Além de importante para a soberania nacional, esses investimentos são favoráveis também para a sociedade já que os grandes desenvolvimentos militares têm uma aplicação civil extremamente útil. É pedir á Deus melhoras na política.
É pelo que parece alguns programas estrategicos ja foram para o telhado,caso do Guarani 8×8 ,isto é o DAN,poderia Nos informar em que pe esta esse programa ,outra coisa como vão a MB e FAB?
A visão nacionalista dos militares é contraria aos interesses inconfessáveis dos apátridas e seus financiadores externos. Um novo ciclo governamental nacionalista que foque em projetos que reforcem na capacidade de dissuasão do Brasil agravaria e internacionalizaria o conflito doméstico se tomado pela força. Cumpra-se a constituição até o próximo sufrágio universal das urnas, voto não restringe impede a ascensão de militares ao executivo e legislativo.
Que seja ocupada por uma maioria militar nacionalista o congresso nacional legitimados pela vontade das urnas!!!!!!!!!!
Esse discurso de intervenção militar é maior chatice… Mas aos poucos tô começando a acreditar que essa é a única solução. Brasil não tem jeito, tem que começar do zero. Não aguento mais ver esses nojentos caras de pau fazendo discurso na TV e dizendo que tá tudo bem quando não tá.
Excelente colocação Tomcat. Vamos proteger a depravada e deflorada constituição. Não reclame caro “general”.
Que crise? Um governo que transfere ou perdoa dívidas de 100 BILHÕES (TELES), 10 BILHÕES (RURALISTAS), 25 BILHÕES (BANCO ITAÚ), ou 135 BILHÕES em um ano de governo. Reclama do deficit de 139 BI ? Esse general que chama de loucos quem pede Intervenção Militar, não sabe disso ? Pois é…. “burro quanto mais abaixa mais carga carrega………”
hahahaha bem feito, foi participar do grande acordo com Supremo com tudo e ficou sem um centavo
Segundo o senador Juca, em conversa telefônica com diretor da Petrobras gravada pela PF, o STF e os comandantes militares estariam no golpe.
Tomcat por favor os militares nunca foram a solução para o Brasil pois são maus administradores, a solução do Brasil esta em nossas mãos é só criar vergonha na cara e começar a fazer cada um a sua parte pois quando dizem que não tem em quem votar que é tudo ladrão sou obrigado a concordar pois até o vizinho se tiver uma chance de desviar um pouco ou deixar de pagar o que deve também é ladrão pois quem rouba 1 real ou 1 milhão é chamado pelo mesmo nome.
O problema do Brasil são os brasileiros com seu famoso jeitinho, vamos começar por nós mesmos e pelas nossas cidades que logo estará tudo bem melhor.
Uma pouca vergonha, mas já que o sr “certinho” ta acreditando em democracia brasileira na solução da bandalheira que está o Brasil, então num chora não. Boa parte do povo solicita dioturnamente a intervenção militar pra acabar com a pouca vergonha de nossa política mas o sr desdenha ,então…..esta é sua paga.