Tabatinga (AM) – Na manhã dessa terça-feira, 7 de novembro, uma formatura geral simbolizou o início das atividades do AMAZONLOG17, Exercício Multinacional Interagências de Logística Humanitária. O evento aconteceu no Aeroporto Internacional de Tabatinga (AM), reunindo todas as vertentes envolvidas na atividade, do Brasil, Colômbia, Peru e Estados Unidos, além de observadores militares de 22 nações amigas, integrantes de agências governamentais brasileiras, estrangeiras e representantes de empresas de material de emprego militar de uso dual.
O Comandante Logístico, General de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, Comandante do AMAZONLOG17, presidiu a formatura, que contou com tradução em espanhol e inglês. Nas suas palavras de boas-vindas, o General Theophilo aproveitou para homenagear, em particular, os militares brasileiros, colombianos e peruanos com brados característicos de algumas tropas desses países que atuam no ambiente amazônico: “Selva”, “Lanceros” e “Comando”, respectivamente.
A formatura contou com a participação especial do Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, aniversariante do dia. Em transmissão ao vivo, por videoconferência, o Comandante cumprimentou os participantes do AMAZONLOG17, enfatizando a importância do exercício logístico para “atuação em um ambiente tão repleto de desafios, como a Amazônia”.
Um ato simbólico da integração entre as diversas nações e agências participantes marcou a ocasião. Os oficiais mais antigos de cada país presente na atividade, além de representantes das agências, receberam o gorro do AMAZONLOG17, celebrando o espírito de sinergia e trabalho em grupo que caracteriza esse exercício inédito na América do Sul.
FOTOS: ST Edmilson e Cb Max
FONTE: Agência Verde Oliva
Outro com essa conversa fiada. “Os americanos querendo invadir a Amazônia”. Vão invadir o que, se os chineses já estão arrematando tudo?
Pena que o Exército não é tão esperto e bem informado quanto você. Quem diria; nosso próprio Exército entregando a Amazônia para os gringos, né?
Sandro Renan
Então o Brasil vai atacar os EUA e China? Eles participam em eventos nesses países tambem.
No site do folha Uol o General responsável pelo AMAZONGLOG fala destas teorias da conspiração disseminada pela Esquerda.
Sandro, para isto existe satélites, e no mais os países da AL realizam exercícios e cursos nas regiões da Amazônia com outros países.
Continuem a mostrar o nosso território pra todos! Facilitem a vida deles quando decidirem nos atacar. Palhaçada!!