CMG(RM-1) Vinícius Castro de Farias
Formação:
– Escola Naval, tendo se graduado em Eletrônica;
– Aperfeiçoamento: Comunicações Navais;
– MBA em Gestão Internacional pelo Instituto COPPEAD da UFRJ;
– MBA em Gestão Empresarial pelo Instituto COPPEAD da UFRJ;
– Curso Superior da Escola de Guerra Naval;
– Curso de Estado-Mayor pela Academia de Guerra Naval de Chile; e
– Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra.
Comandos e Direção:
– Comandante do Navio-Balizador “Comandante Manhães”;
– Comandante da Estação Rádio da Marinha no Rio Grande do Sul; e
– Comandante da Corveta “Jaceguai”.
Email para contato: coluna_mar_e_guerra@defesaaereanaval.com.br
Caro amigo Vinicius,
Foi com grande satisfação que vi vc aqui no DAN , pois estava pesquisando algo sobre a Marinha e encontrei vc.
Nós que vivemos nesse mundo militar, dificilmente nós encontramos, pois estamos sempre nos deslocando de um lugar para outro, mas os grandes amigos ficam para sempre!
Desejo sucesso na sua carreira!
Um forte abraço
Vivianne
Estimado Bessa, é uma alegria saber que você e os companheiros de turma acompanham a pobre contribuição que faço para a divulgação dos assuntos afetos à Defesa, principalmente os navais.
Espero contar sempre com suas observações e colaboração.
Um forte abraço do amigo
Vinícius Castro
Prezado amigo Vinicius,
Te desejo muito sucesso nessa nova caminhada.
O site DAN teve muita sorte em selecionar um especialista em Estratégia Militar como você.
Estarei sempre atento a suas publicações com muito orgulho.
Um grande abraço!!!!
Do amigo
Bessa
Caro Vinicius, é com grande satisfação e orgulho que vejo você no DAN.
O nosso amigo de Turma Alte Flávio passou um e-mail falando sobre sua participação no DAN e a satisfação dele em saber do seu sucesso.
Tenho plena certeza que você, com seu imenso conhecimento e qualificação, esclarecerá muitas dúvidas e colocará seu juizo de grande valor.
Caro amigo, seja muito feliz!!
Parabéns à DAN pela excelente escolha, pois na nossa Turma Alte Álvaro Alberto vocé sempre se destacou com seus conhecimentos em Estratégia Militar.
Grande abraço do amigo
Bessa
CMG RM1
Boa noite Sr. Farias, Meu nome é Moacir C.S. Alcoforado, sou biólogo e perito ambiental, recentemente tenho ido muito aos países bálticos, da segunda vez que fui notei que nos brasileiros somos respeitados no mar
… pela conversas que tive com nativos que trabalham no mar pelas aquelas bandas
… entretanto sei pelo que vi a nossa marinha esta sucateada… não tem nenhuma condição de proteger nada…. não estou me referindo a capacidades humana evidente, mas sim, técnica
… navios e outros meios de impor respeito no mar… vi navios fantásticos no Mar báltico e no golfo da Finlândia….. como os Navios Suecos e Americanos e russos
… temo por nossa segurança…
Nosso corpo de Fuzileiros é ótimo… mas de pouco efetivo….. como podemos ser um grande jogador Global com apenas bla bla bla na ONU, onde nós sabemos que quem realmente manda é quem tem poderio militar
…. como Brasileiro fico assustado com a falta de eficiência de Brasilia em com uma retorica de pacifista, onde vosso amigo sabe como militar, que a diplomacia tem limites
… vejo a humilhação que a Argentina passa na questões das Malvinas….. como mudar a mentalidade?
Vejo com horror na televisão políticos opinando onde não tem competência na questão de defesa, não que um civil não tenha, mas, deveria se informar antes…acompanhei a novela dos caças.. e vejam o que arrumaram?
Um avião que está em uma mesa de desenho…
Sei que o Sr. é um homem muito ocupado, não irei me estender mais… mas como Pernambucano e Brasileiro.. me preocupo e muito.
….. temos que ter uma Marinha Forte Extremamente Forte…que imponha Medo e Respeito
…. uma vez vi uma frase em um filme no qual o ator pergunta o que vocês desejam medo ou respeito quando se referirem a vocês ?
Eu diria um pouco dos dois termina ele a frase! Boa noite.
Boa noite Moacir.
Por favor, somente Vinícius.
Quanto a seu post, temos que esperar a aprovação dos Planos de Equipamento e Articulaçao das 3 Forças Armadas para podemos ter meios e capacidade de retaliarmos qualquer agressão.
Os planos das 3 Forças foram consolidados no Ministério da Defesa e apresentados ao Executivo sob o nome de Plano de Articulação e Equipamentos da Defesa.
Não tenha dúvida que as 3 Forças cumprirão com seu dever, até o limite de seu juramento, mas em uma situação de inferioridade frente a outras potências.
Enquanto este planejamento não for implementado, nos levando para uma situação de modernidade, estaremos em desvantagem frente a agressores oriundos do primeiro mundo.
Este espaço, levando o tema Defesa para a sociedade, cumpre um papel fundamental e o debate interessado, honesto, preocupado, é a maneira que nós, do DAN, fazemos a nossa parte.
Quanto mais brasileiros se interessarem pelo tema, melhor. A consequência será que nossos decisores políticos também se interessarão.
Só assim a situação atual de nossas Forças poderá ser alterada.
Até lá, não só você, mas todos devemos nos preocupar.
Um abraço.
Moacir, boa noite.
És parente do Comandante da BASM, Cel David, que coordenou o apoio às vítimas da boate KISS?