A parceria multinacional liderada pelos EUA, Combined Maritime Forces (CMF), estabeleceu uma nova Task Force em 22 de maio que treinará as marinhas parceiras e melhorará as capacidades operacionais para aumentar a segurança marítima no Oriente Médio.
Durante a cerimônia realizada na sede da 5ª Frota dos EUA, no Bahrein, foi ativada a Combined Task Force (CTF) 154. A CTF 153 foi ativada em abril de 2022 para segurança marítima no Mar Vermelho.
O CTF 154 liderará o treinamento marítimo multinacional em todo o Oriente Médio, permitindo que mais nações parceiras do CMF participem de oportunidades de treinamento sem navios ou aeronaves, principalmente durante os cursos ministrados em terra. “Nossas marinhas estão no seu melhor quando treinamos, operamos e trabalhamos juntos. Estabelecer o CTF 154 demonstra nosso profundo compromisso em fortalecer e expandir parcerias por meio de novas oportunidades de treinamento que aumentarão a segurança marítima regional”, disse o Vice Almirante Brad Cooper, U.S. Naval Forces Central Command, 5ª Frota e CMF.
A nova força-tarefa é comandada por um Oficial da Marinha dos Estados Unidos, que construirá e liderará uma equipe multinacional. Outra nação assumirá o comando já neste outono.
A equipe principal do CTF 154 será aumentada por parceiros do CMF durante as principais oportunidades de treinamento, como o evento inaugural da força-tarefa, o exercício Compass Rose. Esta semana, o CTF 154 está a hospedando mais de 50 participantes do Bahrein, Kuwait, Omã, Paquistão, Arábia Saudita, Reino Unido e Estados Unidos, que começaram a chegar no domingo para participar de cursos sobre primeiros socorros e procedimentos de embarque.
“Estou entusiasmado por liderar uma equipe internacional neste importante trabalho. Coletivamente, a CMF tem uma tremenda experiência e expertise com habilidades, ferramentas e relacionamentos críticos”, disse o Capitão de Mar e Guerra Oliver Herion, primeiro comandante do CTF 154.
O CTF 154 frequentemente organizará eventos de treinamento em torno de cinco áreas principais: conscientização marítima, direito marítimo, interdição marítima, resgate e assistência marítima e desenvolvimento de liderança. Cada oportunidade de treinamento será adaptada para atender às solicitações dos parceiros, desde os níveis básico ao avançado.
“Concentrar nossos esforços para facilitar o treinamento para a parceria multinacional refinará nossas habilidades e reforçará nossa capacidade de operar juntos”, disse Herion. “Somos Mais Fortes Juntos, é disso que se trata o CMF.”
A CMF é a maior parceria naval multinacional do mundo, com 38 nações comprometidas em manter a ordem internacional baseada em regras no mar.
As outras forças-tarefa da CMF incluem CTF 150, que se concentra na segurança marítima no Golfo de Omã e no Oceano Índico, a CTF 151 que lidera os esforços regionais de combate à pirataria, a CTF 152 dedicado à segurança marítima no Golfo Pérsico e a CTF 153 no Mar Vermelho.
FONTE: CMF