A Associação Comercial da Bahia (ACB) recebeu, na manhã do dia 7 de agosto, representantes de diversas entidades privadas e governamentais para conhecerem as atividades do Cluster Tecnológico Naval, apresentadas pelo Diretor-Presidente da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), Vice-Almirante Intendente da reserva Edesio Teixeira Lima Junior.
Cerca de 140 convidados participaram do Evento “Economia do Mar – Cluster Tecnológico Naval da Bahia”, que teve como propósito discutir os desafios para o desenvolvimento e oportunidades da Economia Azul no estado da Bahia.
Na ocasião, o Almirante Edesio apresentou considerações sobre o Cluster Tecnológico-Naval do Rio de Janeiro (RJ), mostrando que foi criado, no RJ, um ambiente de cooperação e parcerias para agentes econômicos, públicos e privados, a partir de um espaço de diálogo e negociação entre academia, indústria e governo.
O evento foi organizado pelo Comando do 2º Distrito Naval e contou com o apoio da ACB, da Federação das Indústrias da Bahia, do SENAI Cimatec, do Estaleiro Belov e da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, que foi representada pelo Deputado Estadual Tiago Correia. Também estiveram presentes os Deputados Federais Félix Mendonça Júnior e José Rocha, além do Deputado Estadual Luciano Araújo.
“Estamos acompanhando este movimento em todo o País e fui convidado pelo Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, para realizar essa palestra para um seleto grupo de empresários e representantes governamentais, a fim de apresentar um modelo que tem resultado em um ambiente mais favorável aos negócios no Rio de Janeiro para, possivelmente, estendê-lo à Bahia”, afirmou o Almirante Edesio.
A Bahia é o estado brasileiro com o maior quantitativo de municípios defrontantes ao mar e contempla a maior área costeira da Amazônia Azul, com 1.100 km e 36 municípios, e a Baía de Todos-os-Santos (BTS) é a segunda maior baía do mundo e a maior do País, o que demonstra o potencial econômico do estado.
“O momento é especial. Viemos em um crescimento e em um trabalho de desenvolvimento da economia baiana, principalmente a Economia do Mar, não somente na BTS, mas também em toda a extensão de seu litoral, principalmente no litoral sul. A parceria entre a Marinha do Brasil e outras destacadas instituições mostra a importância que está sendo dada a esse tema aqui na Bahia”, afirmou o Almirante Cambra.
“É uma honra e um orgulho muito grande para a Associação Comercial da Bahia sediar esse evento. Tratamos aqui de assuntos que importam para o desenvolvimento econômico e tecnológico do estado da Bahia e de nosso País. Nossa associação comercial trabalhará em conjunto com todos os entes envolvidos e dará todo apoio a esse importante projeto”, destacou o Presidente da ACB, Paulo Cavalcanti.
A Economia do Mar contempla as mais diversas atividades relacionadas ao mar, como, por exemplo, a produção de petróleo e gás offshore, a segurança e defesa, a infraestrutura portuária, o transporte marítimo, a indústria naval, a extração de minérios do mar, além do turismo náutico e costeiro, que se desdobram na cultura regional ligada ao mar, como a música, a pintura, a literatura e a culinária.
“O propósito do Cluster Tecnológico-Naval é consolidar a cooperação e contribuir para o desenvolvimento das atividades econômicas relacionadas ao Mar, para estabelecer uma economia próspera para a região na qual atua, benéfica para os seus associados e para a sociedade”, complementou o Almirante Edesio
FONTE: MB
MB e ENGEPRON são grandes fabricantes de maquetes e assinadores de parcerias. Mas navio que é bom…