Nesta sexta-feira (22), a China aprovou uma lei que permite explicitamente a sua Guarda Costeira disparar contra navios estrangeiros, se necessário, uma medida que poderia tornar as águas contestadas em torno da China ainda mais agitadas.
Pequim tem disputas territoriais com Japão no mar da China Oriental e com várias nações do Sudeste Asiático no mar do Sul da China. O gigante asiático tem enviado navios da Guarda Costeira para afugentar os barcos pesqueiros de outros países.
De acordo com a mídia estatal Xinhua, a lei foi aprovada ontem (22) durante a reunião da Assembléia Popular Nacional, o órgão máximo legislativo do país asiático.
Li Zhanshu, presidente do Comitê Permanente da Assembleia, disse que a lei da Guarda Costeira “fornece garantias jurídicas para salvaguardar eficazmente a soberania, segurança e direitos e interesses marítimos” da China, aponta a agência.
De acordo com o projeto de lei publicado anteriormente, a Guarda Costeira está autorizada a utilizar “todos os meios necessários” para deter ou prevenir ameaças de navios estrangeiros, segundo escreve Reuters.
Além disso, o projeto de lei permite à Guarda Costeira demolir estruturas de outros países construídas em recifes reclamados pela China e abordar e inspecionar navios estrangeiros nas águas reivindicadas.
FONTE: Sputnik
Isso vai dar confusão, os chinas estão procurando sarna para se coçar e mal podem enfrentar os países locais juntos Japão, Coréia do sul, Índia e Austrália……Quem dirá a US NAVY
A China está testando a força da mordida que tem, cada vez mais ela vai mordendo até ver onde deixam ela ir. O mundo vai ter muitos problemas com a China ainda.
Essa Lei é uma profunda violação da soberania de países como Filipinas, Vietnã e Japão, que podem ser atacados por forças navais da ditadura totalitária chinesa em águas territoriais que lhe são reconhecidas pela comunidade internacional.
Se a China fizer valer essa lei, tá aí um forte estopim, para um conflito.
Está ai a deixa pra meter tiro de .50 e canhão de 40mm nos pesqueiros piratas chineses que estão infestando ,e roubando, as águas do Atlântico Sul.