Navio é recepcionado no porto do Rio de Janeiro.
O Navio-Patrulha Oceânico “Apa”, projetado e construído para atender às necessidades de fiscalização de extensas áreas marítimas, contribuirá com os demais navios da Marinha do Brasil na proteção da “Amazônia Azul”. Após atracar na cidade de Rio Grande (RS), no dia 08 de maio, vindo de uma viagem de cerca de dois meses de trânsito pela costa africana, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa” chega hoje, dia 24 de maio, em seu porto sede: Rio de Janeiro (RJ). O navio partiu de Portsmouth, no Reino Unido, em 11 de março e fez escala em Portugal, Espanha, Mauritânia, Senegal, Gana, Angola e Namíbia. Durante a sua viagem para o Brasil, pode interagir com as Marinhas dos países africanos visitados, realizando exercícios conjuntos, como por exemplo, treinamento antipirataria.
Ao chegar ao Brasil, o NPaOc realizou Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) em Rio Grande, visando à preparação do navio para operações aéreas. O “Apa” ficou aberto à visitação pública nos portos de Rio Grande e Itajaí (SC). O navio, construído pela empresa BAE Systems Maritime – Naval Ships e incorporado à Marinha do Brasil, no dia 30 de novembro de 2012, é o segundo da Classe “Amazonas” e recebe o nome de um importante rio da região do pantanal, o Apa, que delimita a fronteira entre o Brasil e o Paraguai, cuja bacia hidrográfica tem cerca de 12.000 quilômetros quadrados em território brasileiro. O primeiro a ser incorporado foi o NPaOc “Amazonas”, em 29 de junho de 2012, e o terceiro, “Araguari”, chegará ao país no segundo semestre deste ano.
A aquisição dos três Navios-Patrulha Oceânicos agrega importante valor para que a Marinha possa intensificar as ações de Patrulha e Inspeção Naval, voltadas à segurança do tráfego aquaviário, prevenção da poluição ambiental e, ainda, para o aumento da capacidade de Busca e Salvamento (SAR), ao longo da extensa área marítima sob a responsabilidade do Brasil. Mas, principalmente no patrulhamento da chamada “Amazônia Azul”, operando, primordialmente, na região das bacias petrolíferas dos estados do Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro. O evento de recepção do Navio-Patrulha Oceânico “Apa” contou com a presença do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, e de parlamentares, autoridades e convidados.
FONTE: TECNOLOGIA & DEFESA – Roberto Valadares Caiafa
Bela nave! Com mais “dentes” estaria melhor ainda. Li alhures que o comandante da MB anunciou que + 12 serão construídos por aqui, após análises dos 3 primeiros, totalizando 15 NPaOc… Ótima notícia, considerando-se o vasto litoral e a grande área de responsabilidade do Brasil no Atlântico Sul. Também foi falado que virão + 4 Barroso atualizadas, e aqui dou o meu pitaco de que deveriam ser no mínimo + 6, já considerando a 2a esquadra (4 no RJ, 3 no Nordeste).