O Centro de Guerra Acústica e Eletrônica da Marinha (CGAEM) organizou, nos dias 26 e 27 de outubro, o XII Encontro de Guerra Eletrônica de Defesa (EGED). O evento é coordenado pelo Ministério da Defesa e organizado, anualmente, em sistema de rodízio entre as três Forças e, nesta edição, teve a presença do Comandante Naval de Operações Especiais, Contra-Almirante (FN) Claudio Eduardo Silva Dias.
O principal objetivo do EGED é promover a discussão da implementação das Ações Setoriais de Defesa (ASD) voltadas para a Guerra Eletrônica, bem como o fortalecimento da interoperabilidade entre as Forças Singulares em assuntos de Guerra Eletrônica (GE).
O encontro aconteceu em regime híbrido, contando com participantes tanto por videoconferência, quanto presencialmente, no auditório do Comando de Operações Navais, no Rio de Janeiro. Assim, os especialistas em Guerra Eletrônica das Forças Armadas, junto ao pessoal da indústria de Defesa, discutiram temas como fusão de dados de GE, estudos de aspectos doutrinários, aplicação de soluções relacionadas às Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica, bem como discorreram sobre as interseções entre a Guerra Eletrônica e a Guerra Cibernética e sistemas de radares além do horizonte, os chamados OTHR (Over the Horizon Radar).
Ao término da fase de apresentações, os representantes do Ministério da Defesa e das três Forças delinearam ações futuras para o desenvolvimento da Capacidade de Guerra Eletrônica no Brasil, o que tem sido uma marca registrada desses encontros desde seu início e que corroboram para o incremento das atividades de GE, entre as Forças Armadas.
FONTE: CCSM