Em uma cerimônia de batismo, mostra de armamento e transferência para o setor operativo, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” foi incorporado, no dia 24 de março, à Marinha do Brasil. O evento, realizado no cais de Keppel Marine, Cingapura, foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Wilson Barbosa Guerra, e contou com a participação de autoridades civis e militares.
O Capitão-de-Fragata Aluizio Maciel Oliveira Júnior irá comandar esse meio naval equipado com o que há de mais avançado em termos de tecnologia, podendo receber até 40 cientistas embarcados. A aquisição foi feita por meio de um acordo de cooperação entre o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, a Petrobras S. A., a Vale e a Marinha do Brasil.
Construído pelo estaleiro Hangtong, em Xinhui, na China, o navio será empregado em pesquisas científicas para caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental das áreas oceânicas estratégicas do Atlântico Sul.
FONTE: Nomar
Este navio ajuda a consolidar a pretensão política-estratégica do Brasil na ampliação do seu domínio marítimo no Atlântico Sul. As suas capacidades operacionais e técnicas refletem a dimensão do interesse do nosso país em relação ao potencial a ser explorado e defendido na área de interesse. Ademais, como já foi citado anteriormente srá uma ótima ferramenta de suporte à implantação do SISGAAZ.
Qual é a logica?
Não se investe mais em navios de GUERRA, cortam-se as verbas para armamentos para a defesa do nosso mar territorial, mas constroem-se mais e mais navios para pesquisa de quê???
Os recursos do mar territorial do Brasil já estão todos identificados por navios estrangeiros, através de contratos com outros países…
Todos nós precisamos entender que SEM pesquisa não vamos a lugar algum!!!!!! EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO E PESQUISA, não é segredo, é o caminho para TUDO que se quer ser.
O trabalho do pessoal da Diretoria de Hidrografia e Navegação é discreto e imprescindível. A maioria dos Brasileiros desconhece. Tive a sorte de conhecer a grande maioria de seus meios prestando serviços para a MB e tive contato com o pessoal que põe a mão na massa. Fico muito feliz pela aquisição deste navio, pois sei que irá incrementar ainda mais o belíssimo trabalho de pesquisas e de manutenção das condições seguras de navegação em nossas águas.
Grande aquisição ao inventário da MB, pois este meio proporcionará aquilo que, embora muitas vezes não percebido, impulsionará o avanço das pesquisas hidroceanográficas brasileiras. Pesquisa também é defesa dos interesses da nação. Esperamos que os contingenciamentos futuros não impactem ainda mais os programas de defesa .
Boa notícia DAN.
FA
beleza, esta ficando bom, boa reportagem do Aeronaval
Só lembrando que os Chineses são realmente rápidos pacas para construir, mas a beleza do projeto é 100% Norueguesa onde pela necessidade URGENTE deste navio se comprou um design naval pronto e testado na Noruega e se mandou construí-lo num estaleiro Chinês que não só já tinha executado este design, como podia fazê-lo novamente de imediato.
Excelente maneira de vender, cada um fazendo o que tem de melhor, resultado plenamente satisfatório, o navio parece ser fabuloso, bem-vindo ao Brasil.
Este navio é de SUMA IMPORTÂNCIA para o país pois destina-se a pesquisas oceânicas nos altos-fundos do Atlântico Sul para onde o Governo Brasileiro busca ampliar sua zona de interesse econômico ativo.
Visa pesquisar (junto com os chineses) a exploração dos nódulos polimetálicos encontrados aqui no sul na bacia de Rio Grande e Pelotas quase no meio do Atlântico.
Por estas razões a VALE, Petrobrás e o M C&T estão envolvidos e além deste objetivo principal este navio operado pela marinha será CAPITAL nas pesquisas oceânicas futuras na implantação do Sisgaaz no planejamento do relevo oceânico e no planejamento da instalação de uma rede de sensores na costa brasileira (hidrofones, sonares e sensores por fibra ótica ) e o desenvolvimento de centenas de pesquisas oceânicas das universidades brasileiras e será um divisor de águas para a pesquisa oceanográfica da Universidades brasileiras…
Este navio é um sonho REALIZADO para toda comunidade da Oceanografia e Biologia Marinha no Brasil e todas áreas relacionadas à pesquisa oceânica.
Completando o seu excelente comentário, para um litoral gigantesco como o nosso, ainda mais com a pretensão na Antártica, o Brasil merecia muitos navios mais, aliás, todas as grandes universidades deveriam contar com navios de pesquisa, infelizmente a roubalheira é tanta, aliada à má gestão dos reitores, que estão mais preocupados em contratar parentes e amigos, inchar a máquina pública, que fazem o Brasil passar vergonha mundial em pesquisa em todos os níveis, nossa produção científica é pífia, poucos artigos publicados, quase nenhuma citação, nenhum prêmio internacional, enfim, bizarro.
Lindo navio. Os china sao rapidos pacas!
Concordo, lindo e funcional, parece pau para toda obra, será muito bem-vindo.
eu comentei outro dia sobre a situação da marinha mas lembro que em 2008 foi noticiado que o brasil quase assinou o acordo com Itália o que nao ocorreu porque foi dado refugio ao fugitivo da justiça italiana talvez se te vesse sido assinando hoje a marinha já tivesse a primeira fragata e o navio multiproposito, agora senhor padilha porque a demora da marinha escolha, já que os outros concorrentes estão no mesmo nível técnico e de custo?
Essa embarcação me parace mais para uso civil e cientifico do que militar, qual é a vantagem da MB possuir esse navio??
O navio é do BRASIL, operado pela MB.
O Gilberto respondeu sua pergunta mas quando se trata de pesquisa cientifica, tanto o setor nuclear como o civil devem investir em conhecimento não só cientifico como técnico. O radar é uma invenção militar mas muito usada no cotidiano para previsão do tempo e principalmente em navios, aviões e vigilância.
Parabéns á Marinha por essa aquisição, eu tinha até me esquecido desse navio.