No dia 28 de junho, ocorreu a bordo do Navio-Escola Brasil a Cerimônia de Despedida da XXVI Viagem de Instrução de Guardas-Marinha – XXVI VIGM. Presidida pelo Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto, a solenidade contou com a presença do Comandante de Operações Navais, Almirante-de-Esquadra Gilberto Max Roffé Hirschfeld, e alguns membros do Almirantado.
Anualmente, a VIGM é realizada com o propósito de complementar, de forma prática, os conhecimentos teóricos adquiridos na Escola Naval, instituição de Ensino Superior da Marinha do Brasil, onde os Guardas-Marinha dos Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais e de Intendentes de Marinha encerram o último ciclo escolar antes da nomeação ao posto de Segundo-Tenente, além de agregarem enriquecimento cultural por ocasião das visitas aos diversos países.
O Comandante da Marinha falou aos Guardas-Marinha sobre a importância da VIGM como parte complementar aos estudos dos futuros Oficiais, colocando em prática todos os ensinamentos que receberam na Escola Naval, e sobre a importante tarefa do Navio-Escola Brasil de mostrar a Bandeira Nacional aos países que serão visitados.
No decorrer da viagem, que se inicia em 06 de julho com a saída do Rio de Janeiro, o Navio-Escola Brasil visitará 22 portos em 18 países, começando pelo porto de Natal (Brasil), seguindo-se por Las Palmas e Barcelona (Espanha), Pireu (Grécia), Istambul (Turquia), Civitavecchia (Itália), Toulon (França), Lisboa (Portugal), Amsterdam (Holanda), Copenhagem (Dinamarca), Hamburgo (Alemanha), Londres (Inglaterra), Le Havre (França), Baltimore e Fort Lauderdale (EUA), Cancun (México), Cartagena (Colômbia), Guayaquil (Equador), Callao (Peru), Valparaíso (Chile), Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina), retornando ao Rio de Janeiro em 21 de dezembro.
Em cada uma destas localidades, o navio será visitado por autoridades civis e militares, brasileiros a serviço do Estado e estrangeiros, bem como por representantes da sociedade local, a convite das embaixadas brasileiras, contribuindo para o estreitamento dos laços de amizade com as nações amigas e atuando como uma embaixada itinerante. Nesse sentido, são realizadas exposições a bordo sobre assuntos de relevância nacional, bem como a divulgação de produtos nacionais de destaque no comércio internacional.
A Turma de GM é composta por 184 Guardas-Marinha, sendo 122 do Corpo da Armada, 31 do Corpo de Fuzileiros Navais e 31 do Corpo de Intendentes da Marinha. Participam, ainda, como convidados, três Servidores Civis, um Segundo-Tenente da Força Aérea Brasileira, um Aspirante-a-Oficial do Exército Brasileiro, dois integrantes da Marinha Mercante Nacional, um diplomata do Ministério das Relações Exteriores e Oficiais da Armada da República Argentina, Armada da República do Chile, Marinha dos Estados Unidos da América, Marinha Nacional da França, Marinha de Guerra do Peru, Marinha de Portugal e Armada da República Oriental do Uruguai.
Comentários 1