A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha (SecCTM) realizou, às 11h do dia 25 de abril, “Cerimônia alusiva ao Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação na Marinha”. Durante a cerimônia, o presidente do CNPq foi condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito Tamandaré e foi lançada a 27ª edição da Revista Pesquisa Naval, que compila artigos técnico-científicos de diversas áreas de interesse.
Conhecer as respostas para as infindáveis perguntas que diariamente formulamos é o indutor que move a humanidade em direção a novas descobertas e ao contínuo progresso.
Em 22 de abril, data do aniversário do Almirante Álvaro Alberto da Motta e Silva, a Marinha do Brasil comemora o Dia da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), uma justa homenagem para quem defendia a tese de que o desenvolvimento científico e tecnológico está intimamente ligado à prosperidade do País, idealizador e primeiro presidente do CNPq.
O Presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Hernan Chaimovich recebeu, durante a cerimônia, a medalha Mérito Tamandaré, da Marinha do Brasil.
Na ocasião, além do Comando da Marinha, estava presente a Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Emília Curi.
A Medalha Mérito Tamandaré
A medalha, criada pelo Decreto nº 42.111, de 20 de agosto de 1957, é destinada a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil, honrando seus feitos ou realçando seus vultos históricos.
FONTE: SecCTM