A fabricante de aviões francesa Dassault mira um novo contrato de venda para o seu avião de combate Rafale em 2018, disse o presidente-executivo Eric Trappier em entrevista ao jornal francês Sud-Ouest neste domingo. “Depois de um contrato assinado na Índia, em relação à entrega de 36 caças Rafale, e da ordem de 24 unidades para o Egito e mais 24 por Qatar, em breve deverá concluir um quarto contrato no exterior, mas que vai entrar em 2018” disse na entrevista.
Dassault Aviation também está em negociações com a Índia sobre um possível segundo contrato, acrescentou Trappier, “Estamos nomeadamente em negociações com a Malásia por mais de 18 aeronaves, mas também com a Índia ao longo de um segundo contrato”, disse o CEO. “As necessidades da Índia são enormes. Assim, para a marinha, são considerados 57 aeronaves”, acrescentou.
O Rafale é visto como favorito na Malásia para substituir a frota de caças. Segundo algumas fontes, um acordo para venda de 18 aeronaves poderia ter um potencial mais de US$ 2 bilhões.
FONTE: Reuters
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: DAN
Gilberto compartilho seu sonho e acrescento que a Fab ,por já estar junto a SAAB no Gripen E/F deve entrar de cabeça no projeto do Saab 2020 (sucessor 5ª geração do Gripen) e também adquirir ao menos uns 50 vetores do modelo lançado pela Saab/Boeing para o TX pois o mini Hornet( que deve receber uma versão armada) creio que será um ótimo vetor .
Gabriel a LÓGICA manda que os Gripens substituam os F-5 pois a única alternativa mais barata para substituir os nosso F-5 (que são descendentes DIRETOS dos T-38 Talon) seria o caça que vencesse a concorrência T-X da USAF com uma anabolizada básica para o serviço operacional. Mais ou menos o que aconteceu com o F-5E…
SE a aeronave da Boeing/SAAB for vitoriosa no T-X quero ser mico de circo se ela não será incorporada por aqui (mesmo que só para tirar o Super Tucano do serviço em Natal) .
Se a FAB vai ser uma força de caça monotipo baseada no caça Gripen ou vão arranjar uma outra aeronave ainda mais barata para ser o LOW do LOW GRIPEN para substituir tanto os F-5 como (mais adiante os AMX) só a AMBIÇÃO (baixa ou alta) da FAB e do governo que estará governando este país de loucos e corruptos SÓ O TEMPO DIRÁ…
EU sonho por um tempo com uma FAB mono tipo Gripen E/F (que o Brasil CONSIGA financiar e finalizar com sucesso o desenvolvimento da variante BIplace do Griepen E) e venha a possuir uma frota de mais de 90 a 100 aeronaves,
E que após esta frota seja adquirida, o Brasil e o Comando da FAB caia em si nas dificuldades REAIS operacionais desta frota neste seu tamanho continental e contrate a Embraer com a SAAB para fazer um “Super Hornet genérico” baseado na tecnologia do Gripen.
Dependendo da situação política à época até a Boeing poderia ser convidada para colaborar no projeto do nosso Gripen BIturbina…
Mas isso é só mais um sonho meu…
Gabriel, segundo consta, os planos da FAB preconizam que o vencedor do FX 2 (Gripen NG) deverá substituir todas as aeronaves de caça da força. Padronizando assim nossa aviação de caça com uma única aeronave.
Uma pergunta que me faço sempre que vejo alguma noticia sobre a aquisição de aeronaves de outras forças aereas .A FAB tem alguma pretensão de começar a pensar em substituir os F-5 nos proximos anos que pelo que eu entendi o Grippen virá para substituir os Mirage que foram aposentados ou seja suprirá a base de Anapolis se não me engano porque recentemente foi dito por um brigadeiro em um blog que “A principio esse lote de 36 Grippens supriria a demanda que foi deixada pelo Mirage”.Isso me levou a pensar que o F-5 quando der baixa será substituido por um novo lote de Grippens?…. ou será lançado uma nova concorrência e se de fato há algo do tipo…. Ou foi apenas impressão minha ,e que de fato esse lote de Grippens ficaram no lugar de todos os F-5 ativos quando os mesmos derem baixa…,Que não há nenhum plano de manter uma quantidade númerica e sim qualitativa de Grippens por que muitas vezes a FAB passa essa impressão .Só uma curiosidade mesmo aproveitando o gancho da matéria.