O Centro Experimental Aramar recebeu, em 10 de janeiro, duas das três seções da parte inferior do Reator Nuclear (Bloco 40) do Laboratório de Geração Nucleoelétrica (LABGENE). As peças viabilizarão a montagem eletromecânica do Bloco, o que significa mais um passo rumo à prontificação do LABGENE.
O material recebido foi fabricado pela Nuclebrás Equipamentos Pesados, que foi contratada para concluir a parte estrutural (contenção) do Reator, e tem como objetivo proteger o ambiente da contaminação por resíduos nucleares. Por este motivo, ele é submetido a rigorosos critérios técnicos previstos em normas de engenharia, a fim de garantir a segurança nuclear (safety).
O LABGENE foi concebido como um protótipo em terra dos sistemas de propulsão que serão instalados no futuro Submarino Convencional com Propulsão Nuclear Brasileiro (SCPN), a fim de simular a operação do reator e dos diversos sistemas eletromecânicos a ele integrados, antes de sua instalação no SCPN. Pela sua característica dual de utilização, o LABGENE poderá servir de base e de laboratório para outros projetos de reator nuclear de potência no Brasil.
Este reator já nao era para esta funcional e em testes? já é um projeto com baixa eficiência energética e demorando assim quando ficar porto o 15kw deles mau serviram para ligar as maquinas. a cada dia que se passa o consumo energético dos equipamentos de ponta cresce e este já é um projeto(base) de 20 anos atraz .
Este projeto é do fim da década de 70 e dos anos 80! Segundo algumas publicações, ele foi atualizado ao longo das décadas, mas, obviamente, é uma tecnologia muito antiga.
Não era para estar pronto porque nossas prioridades são estádios. Nunca que uma dúzia de estádios será menos importante do que o desenvolvimento de submarino nuclear, pelo menos para nossos políticos. Essa informação de “baixa eficiência energética” vazou para algum órgão de imprensa que o DAN não está sabendo? Qual é a fonte que você se informou?
Esta informação de baixa eficiência energética de 15kw é um absurdo faraônico. 15kw é potênica de uma lâmpada comum. Chega de postar bobagens!!! A Potência do reator Nuclear Naval é de 50 MW térmicos. E a potência elétrica é de 30 MW , ou seja : trinta milhões de watts.
HAHAHAHAHAHAHA