A Marinha do Brasil, através do Centro de Análise de Sistemas Navais – CASNAV, está trazendo mais inovação do que nunca com a sua nova prova de conceito em simulador.
O SIMPASS – simulador de passadiço (ponte) é uma solução completa para a formação da tripulação, podendo treinar para praticamente qualquer tipo de embarcações.
O SIMPASS incorpora alta fidelidade dinâmica na simulação de movimentos de navios, geração de ondas e de todos os estados do mar, gráficos para instrumentos e visualização para fora da janela. O software de controle permite criar cenários em vários locais e para diferentes tipos de operações, seguindo normas de certificação DNV.
Assistido pela tecnologia Adventure, a equipe do CASNAV liderada pelo Capitão de Corveta Coreixas, foi capaz de adicionar este ano alguns produtos inovadores para a visualização (Oculus) e para o movimento (D-BOX). O SIMPASS agora é capaz de fazer os alunos não só ver e ouvir, mas também sentir os seus movimentos nos exercícios de treinamento (movimentos de navios).
“Este simulador de passadiço é um simulador flexível, capaz de uma grande versatilidade em termos de navios. A sua estrutura modular permite que diferentes camadas de imersão. O sistema de movimentos D-BOX acrescentou o sentimento preciso de operar no passadiço do navio,” segundo o Capitão de Corveta Ricardo Sampaio do CASNAV.
As ferramentas de movimento D-BOX permitir operações plug & play (conexões USB para integração a todos os softwares disponíveis no mercado) e perfomance de baixo custo (0,04 KW/H consumo de energia, e 8 anos sem manutenção). Os atuadores são electro-magnéticos e, por conseguinte, muito compactos, não precisam de líquidos e não tem nenhum atrito. Existem vários disponíveis com extensões de 1,5 a 6 polegadas de elevação. Seus sinais de alta freqüência simulam a vibração real dos motores de navios e os movimentos das ondas.
As seguintes soluções de software de simulação estão atualmente integradas com tecnologia D-BOX:
CarSIM & TruckSIM by Mechnical Simulation Corporation
Flight Simulator by Microsoft
Helism by Presagis
Prepar3D by Lockheed Martin
VBS2/VBS3 by Bohemia Interactive Simulations
Vortex by CM Labs Simulations and
Xplane by Laminar Research.
O sistema possui uma arquitetura aberta plug & play e pode ser configurada pelo usuário final.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Noticiário Naval
Prezado Oficial Superior da MB e Amigo Coreixas. Parabéns a você e a toda equipe pelo excelente trabalho desenvolvido, genuinamente nacional.Vocês projetaram um simulador de última geração. Lembro-me que eu lhe disse no CIABA quando estávamos implantado o nosso simulador ECASINDEL, “é só uma questão de tempo para o CASNAV fazer um nacional”.Parabenizo a toda equipe.Paulo vitor Zigmantas, MSC, responsável técnico pela modelagem, montagem e operação do simulador de passadiço do CIABA.
Tem vídeo?
O simulador foi desenvolvido em parceria com a UFRJ, UFF e USP e com empresas brasileiras de tecnologia. O projeto foi baseado na tese de mestrado do Capitão-de-Corveta Coreixas, Mestrado em Modeling, Virtual Environments and Simulation pela Naval Postgraduate School, EUA, em 2011. O simulador serve tanto para navios de guerra como para mercantes, tendo característica dual.
Seria ótimo se a ponte dos navios reais fossem assim…
O amigo Luiz Padilha sabe dizer algo sobre como anda o HB-X?
abs
Os amigos sabem dizer quem o desenvolveu? Pois não diz se foi a propria MB.
Fala-se em contingenciamentos, mais pelas ultimas noticias, o cofre nao esta tao fechado assim.
abs
Quanto a contingenciamentos, muito é torcida contra, e outro tanto, desconhecimento, muito embora alguma coisa há mesmo de diminuir temporariamente o ritmo.
Sim campanha!!! Foi o CASNAV que desenvolveu!!!Todo nosso é todo do Brasil!!!Toda equipe e formada por civis e militares brasileiros!!!
Parabéns a MB