Terminou a saga do que iria acontecer com o ex-NAe São Paulo. O Porta-Aviões foi vendido por R$ 10.550.000,00. A EMGEPRON – Empresa Gerencial de Projetos Navais deverá receber e repassar à Marinha do Brasil o valor obtido no leilão.
Não foi anunciado o nome da empresa que arrematou o navio, que deverá ser trasladado para um local ainda não divulgado, onde ele será desmontado.
A informação foi confirmada pelo Instituto São Paulo/Foch.
Deviam transformá-lo em um museu flutuante com os aviões da coleção do Comandante Rolim fundador da TAM no porto de Santos…
Podendo colocar diversos itens da história das Forças Armadas Brasileiras como o Porta Aviões Intrepid Sea de Nova York .
Este é o fim DE FATO do sonho da MB de voltar a operar um Porta-aviões por MUITAS DÉCADAS…
Vale LEMBRAR que o casco desta unidade estava em perfeitas condições (atestado pelo Bureau Veritas) e AINDA se poderia se fazer com este casco o mesmo que China e Índia fizeram com os velhos cascos russos…
Algo que DEVERIA ter sido feito com o FOCH DESDE O INÍCIO coisa que SEMPRE DEFENDI…
Agora Inês é morta e DEFINITIVAMENTE ou a Marinha do Brasil deve se conformar de vez a ser uma Marinha menor de segunda Divisão sem Porta-Aviões OU terá que superar obstáculos do tamanho de um Everest Naval caso (imagino no futuro distante) voltar a sonhar em operar unidades deste tipo…
A expertise de operacional com porta-aviões na MB agora tende a se desatualizar e desaparecer com o tempo .
Vou agora acompanhar as loucuras que a MB terá de fazer para manter a sua aviação de asa fixa e o que fará a longo prazo com os pilotos de caça que formou e se continuará a formá-los agora sem perspectiva de uso em aviação de caça embarcada.
Depois do longo do tempo de luta para recuperar a aviação de asa fixa pouco depois que recuperou esta capacidade acabou o Almirantado decidindo abrir mão dela por escolher a prioridade do Submarino Nuclear…
Engraçado que esta sempre foi uma decisão CRÍTICA por muitas décadas e turmas de Oficiais de carreira dos chamados oficiais “DA GOLA” quando da época do aperfeiçoamento onde as vagas à escolha de Submarinista e Aviação Naval erram as mais disputadas entre os integrantes do primeiro terço das turmas da Armada.
Tanto pela função de Aviador Naval ou Submarinista como pelo recebimento do adicional de Compensação Orgânica que elevava significativamente soldo dos oficiais que optavam por estes dois Cursos de Aperfeiçoamento…
Com os novos Classe Riachuelo e o futuro Submarino Nuclear as opções já devem estar tendendo (ou passarão a tender nos próximos anos) para o curso de Submarinista e assim (na média) a turma de submarinistas tenderá a ser (mais antiga que a Turma dos Aviadores Navais) dentro de cada turma de oficiais…
Vamos ver o que o futuro reserva ara as asas da MB nesta próxima década…
Finalmente a MB conseguiu se livrar deste presente de grego da era FHC.
Para aqueles que acham que a venda poderá dar para trás o edital / minuta de contrato foi disponibilizado previamente aos interessados e neles está claro as obrigações de descarte do navio de acordo com as exigências francesas.
Se perigar foi adquirido por alguma empresa de fachada chinesa para ser examinado pela PLAAN
Saudações a todos…O Riachuleo poderia torpedear ele, pense bem , primeiro Porta Aviões torpedeado por submarino Brasileiro!
Impossível. O SP é puro amianto.
Primeiro, puro amianto é exageradamente dimensionado…segundo, se for posto a pique no meio do oceano, preferencialmente as Marianas, vai ter impacto ambiental significativo? Muita vela pra mau defunto…
É fato que o navio foi vendido, isso podemos confirmar, mas ainda há tramites legais a serem seguidos. A venda do navio não significa nada se não for publicada que realmente a França tenha aprovado a venda através do ” Final user” . Isso significa que se a França dará seu veredito. De acordo com o tratado da Basileia, o navio só poderá ser desmontado em portos autorizados pela União Europeia e não Sul da Ásia.
O Nosso Instituto continua trabalhando e verificando os processos até o seu final.
A saga ainda não terminou.
Ainda vai acontecer muita coisa.
Vamos fazer assim, damos(MB) ele a seu instituto e vcs levam pra barra, livrando o arsenal e aeh façam o que quiserem com os franceses ou outro qualquer…ok? Cada uma…
Prezado Emerson Miura,
Boa tarde!
Aqui é Jorge Cormack
Cormack Marítima Ltda. Arrematante oficial do casco Ex-Nae São Paulo.
Existem cláusulas contratuais de venda que o público desconhece. SOMENTE A MARINHA E O COMPRADORNTEM ACESSO A ESTES DADOS. É MUITO FÁCIL A IMPRENSANE “outros” falarem coisas errôneas, e distorcerem os fatos.
Menos um Exu Caveira para arrastar maus agouros na MB
Justamente!
Mas não se anime muito não, que daqui a pouco os Traders chegam!!!
Bah, pior! Os Traders. Esses também vão ficar enfeitando a base e provavelmente vão se tornar o GTE da MB. Mas, pode piorar um pouco mais ainda…têm as Type 23 da RN, caça-minas e só Deus sabe mais oque. Segue o baile!
Bem, se o custo contratual é proibitivo de distrato, fica com estes traders e a4 pra treinamento…interessante que a FAB discute sobre os sherpas do EB mas não destes traders….
Bem verdade, caro Bicalho.
Pelo visto a FAB já sabe que a disponibilidade vai ser tão baixa nos Traders, que não se justifica descartar-se por tão pouco.
É o típico “a natureza marca”, no linguajar de futebol de fds.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…
Em 2034 vem o outro NAe da França aí pagamos mais 12 milhões e gastamos uns 500 para desativar ele pois é nuclear
Se chamasse Rio Grande do Sul eu até concordaria