O Capitão dos Portos do Rio de Janeiro, Capitão de Mar e Guerra Sergio Renato Berna Salgueirinho, participou da gravação do programa “Caldeirão do Huck”, da TV Globo. Na ocasião, o Capitão dos Portos explicou como funciona a estrutura de Busca e Salvamento Marítimo da Marinha do Brasil, o Salvamar Brasil, no decorrer do quadro “Heróis por um dia”.
“O Brasil é signatário da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (Convenção da Jamaica), da Convenção Internacional de Busca e Salvamento Marítimo (Convenção de Hamburgo) e da Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (Convenção SOLAS). A partir desses Acordos, internalizados por leis que incorporaram os termos assinados pelo Estado brasileiro, a MB implantou o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo. Os meios empregados são os navios, aeronaves, lanchas e avisos da Marinha e da Força Aérea Brasileira. Qualquer cidadão que tiver conhecimento de que há uma embarcação em perigo no mar pode ligar para o número 185 e pedir socorro à Marinha”, explicou o Capitão de Mar e Guerra Salgueirinho.
No episódio, que tem previsão para ser exibido dia 27 de janeiro, será contada a história do senhor José Nilton Pereira da Silva, que resgatou oito pescadores que ficaram à deriva por cinco dias, nas águas dos litorais do Rio Grande do Norte e do Ceará. O Capitão dos Portos, Capitão de Mar e Guerra Salgueirinho, condecorou o pescador com a Medalha Amigo da Marinha pelo gesto solidário.
FONTE: Nomar
Os prezados amigos podem só me explicar como funcionaria esse monopolio das comunicações?
Porque o SBT, Record e Bandeirantes – por exemplo – tem alcance igual ou muito parecido com o da Rede Globo. Todas têm acesso ao mesmo tipo de equipamento e, como alguém que tem noção prática do que está falando, de vez em quando há na Globo uma preocupação com o fato da Record ter os bolsos bastantes profundos e tomarcertas decisões que uma organização que precisa dar resultado não pode tomar.
Então o monopólio funciona como?
Funciona com o governo destinando 70% de sua verba publicitária para o grupo Globo. Funciona com uma só família sendo dona do principal canal de TV aberta, dona de alguns dos principais jornais do país, sendo dona das principais rádios, dona de umas das principais revistas semanais, dona do maior canal de notícias da TV fechada, dona de um dos maiores sites de notícias. Em países como Inglaterra, EUA, França isso é proibido por lei, a dita propriedade cruzada, que gera o monopólio de opinião.
A história da família Marinho e do monopólio das comunicações no Brasil está por aí na internet.
Meirelles e o candidato do governo. Mas Meirelles é evangélico e a família Marinho e católica. Fervorosamente católica.
Huck está sendo lançado como candidato oficial dos Marinho. A campanha para presidente começou.
Huck segue fazendo campanha. Quer ser candidato dos Marinho para presidente.
Há uma interessante reportagem da Aljazeera sobre o monopólio das comunicações no Brasil. Interessante, preocupante e triste… uma vez que há uma grande massa (maioria) que acredita piamente em tudo que se diz na tv, principalmente quando o canal é hegemonia… O poder político “deles” atravessa governos, desde a década de 60 e, creio eu, estará ai dominando por décadas ainda… No mínimo, impressionante..mas triste.