Por Alison Bath
Um navio da Marinha dos EUA que atraiu a ira da Rússia, navegou várias vezes no Mar Negro como um símbolo da força da OTAN e supervisionou dezenas de exercícios navais está agora docado para manutenção.
O USS Mount Whitney, capitânia da 6ª Frota dos EUA, com sede em Nápoles, Itália, e um dos dois navios anfíbios de comando e controle da classe Blue Ridge da Marinha, deve ser desativado em 2026, de acordo com o orçamento de 2023 da US Navy.
A medida resultaria em uma economia de US$ 179,7 milhões, disse a Marinha dos EUA em seu livro de destaques do orçamento de 2023.
A Marinha não entrou em detalhes sobre como tomou a decisão de desativar o Mount Whitney. Mas em uma seção do livro de destaques orçamentários, a Marinha disse que estava trabalhando para encontrar “eficiências orçamentárias”.
O Mount Whitney seria classificado como fora de serviço na reserva e seria mantido no Registro de Navios Navais como candidato a reativação, de acordo com documentos orçamentários.
O outro navio da classe Blue Ridge, o USS Blue Ridge, é o capitânia da 7ª Frota dos EUA e tem como base Yokosuka, no Japão.
Sebastian Bruns, residente na Academia Naval dos EUA e especialista marítimo do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, disse que as comunicações modernas permitiriam que uma equipe em terra lidere o comando de um grupo-tarefa, força-tarefa ou exercício, a política mais ampla e o propósito diplomático de um navio de comando não pode ser substituído tão facilmente.
“Tenho dificuldade em imaginar que implantações rotativas (de destróiers) no teatro europeu, aliviarão a falta de uma plataforma flutuante que possa ser implantada em países aliados na região para enviar um sinal da presença naval americana”, disse Bruns.
Mount Whitney serve como navio de comando da 6ª Frota dos EUA e das Forças Navais de Ataque e Apoio da OTAN. Atualmente, o navio está implantado na 5ª Frota dos EUA, com sede no Bahrein, como parte da Força-Tarefa Combinada 153, que se concentra no Mar Vermelho, no Golfo de Aden e na hidrovia Bab el Mandeb.
Encomendado em 1971, o Mount Whitney é baseado em Gaeta, Itália, perto da sede da 6ª Frota dos EUA. Se for descomissionado em 2026, o navio terá atingido 55 anos de uma vida útil prevista de 68 anos, mostram os documentos orçamentários.
Em novembro de 2021, o navio chamou a atenção do presidente russo, Vladimir Putin, quando navegou no Mar Negro para operações de rotina da OTAN e escalas portuárias na Turquia, Geórgia e Romênia.
Na época, as tensões estavam em alta em meio a um acúmulo de mais de 150.000 soldados russos perto das fronteiras da Ucrânia, juntamente com sinais de agressão iminente por navios russos no Mar Negro. O Kremlin lançou sua invasão em grande escala da Ucrânia em 24 de fevereiro.
Em uma reunião em novembro com líderes militares em Sochi, Putin usou a presença do navio como justificativa para reforçar o sistema de defesa aérea do país.
Em agosto de 2008, o Mount Whitney foi enviado ao Mar Negro para entregar ajuda humanitária durante a guerra entre a Rússia e a Geórgia.
Ao descrever o Mount Whitney como seu navio favorito na Marinha, o Almirante aposentado James G. Foggo III reconheceu que decisões difíceis precisavam ser tomadas “porque não há dinheiro suficiente para fazer todas as coisas que a Marinha precisa fazer para deter e defender em apoio aos nossos interesses de segurança nacional”.
A Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais precisam de mais financiamento para construir navios e manter plataformas mais antigas, como o Mount Whitney, disse ele.
“O navio está em ótima forma e, se a Marinha continuar a financiar sua prontidão e modernização, ele poderá facilmente continuar em serviço ativo durante a década de 2030”, disse Foggo, que liderou as Forças Navais dos EUA Europa-África e o Comando das Forças Conjuntas Aliadas. Nápoles de 2017 a 2020.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Star and Stripes
Ishi, vamos lá……..1,2,3,4,…………
Prós e contras.
Palmeiras x Corinthians
Navio antigo com custo de manutenção alto, aplicabilidade além das nossas capacidades. Temos que ter é mais Escoltas, muito além das “FCT”.
Encaixa como uma luva em nossa armada. Não podemos desperdiçar esta compra de oportunidade!
Para que um navio desse se não temos ações no exterior, se não temos praticamente navios a comandar e principalmente em expedições extra costa brasileira…………
Fora que o navio não vai ser posto a venda! Como dito no texto, ele ficara na reserva dos navios americanos aguardando uma possível reativação