O Force Supply Ship (BRF) Jacques Chevallier é o primeiro de uma série de quatro navios destinados à Marinha Francesa (Marine Nationale), cuja encomenda foi feita em janeiro de 2019 ao Momentary Group of Companies formado por Chantiers de l’Atlantique e Naval Group, para entregas até 2029.
O programa FlotLog faz parte de uma cooperação franco-italiana liderada pela Organização Conjunta para a Cooperação em Armamentos (OCCAR) em nome da Direção Geral de Armamentos (DGA) e sua contraparte italiana NAVARM, dentro do programa Navio de Apoio Logístico (LSS).
O BRF Jacques Chevallier foi lançado hoje em Saint-Nazaire. A cerimónia ocorreu com a presença de Laurent Castaing, Diretor Geral de Chantiers de l’Atlantique, Pierre Éric Pommellet, Presidente e CEO do Naval Group, Matteo Bisceglia, Diretor da OCCAR, o engenheiro geral de Armamentos François Pintart, Diretor de Operações da a DGA, e o Almirante Xavier Baudouard, Comandante da Força de Ação Naval.
O navio foi batizado em homenagem a Jacques Chevallier, engenheiro naval, pai da propulsão nuclear francesa, ex-delegado geral de armamentos. O navio deslocará até 31.000 toneladas em plena carga, o que o tornará o segundo navio mais pesado da Marinha Francesa, depois do porta-aviões Charles de Gaulle, e ficará baseado em Toulon.
Características técnicas:
- Deslocamento a plena carga: 31.000 toneladas
- Comprimento total: 194 m
- Largura total: 27,60 m
- Acomodação: 190 pessoas (130 tripulantes e 60 passageiros)
- Capacidade de transporte de combustível: 13.000 m³
- Potência total instalada: 24 MW
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Padilha, você acha que os franceses vão construir 2 porta-aviões de nova geração (70 mil toneladas)? Algo semelhante aos ingleses.
Não acredito em 2. Apenas 1.
Nossa, que construção rápida. Parabéns!
É baseado no Vulcano Italiano. Uma parte até foi fabricada em Itália.