A crise financeira tem gerado dúvidas sobre o futuro do programa PROSUPER, mas algumas grandes aquisições da Marinha do Brasil continuam avançando.
A Marinha do Brasil (MB), apesar das restrições orçamentárias, tem mantido investimentos relevantes destinados a melhorar consideravelmente o poder da sua Esquadra por meio de aquisições de navios, helicópteros, mísseis , veículos blindados e outros equipamentos.
Além de ser usada para salvaguarda dos recursos naturais do Brasil, e dos 3,5 milhões de km² de domínio marítimo, a MB também está trabalhando para expandir sua influência regional e tornar-se um elemento mais ativo internacionalmente, uma posição vista pelo governo como adequada para a sexta maior economia do mundo.
Assim, a Marinha implantou o PAEMB (Plano de Articulação e Equipamento da Marinha do Brasil) que é um esforço de modernização, como parte de Estratégia Nacional de Defesa (END) do país.
O PROSUPER marca um dos maiores elementos do plano de modernização da Marinha do Brasil, que tem planejado a compra de cinco fragatas de 6.000 toneladas, cinco navios de patrulha oceânica (OPV) de 1.800 toneladas e um navio de apoio logístico de 20.000 toneladas, com um total orçado entre € 5 e 6 bilhões (US$7 e 8 bilhões).
Os líderes políticos brasileiros estão analisando as propostas apresentadas pela Navantia, Fincantieri, DCNS, DSME, Damen Schelde Naval Shipbuilding, TKMS e BAE Systems. Os navios serão construídos localmente, através de um acordo significativo de transferência de tecnologia. O Brasil espera receber primeiro os navios de patrulha, seguido pelo navio de apoio e, finalmente, as fragatas.
Em última análise, a MB disse que poderia no futuro, considerar a aquisição de mais fragatas, sete OPV e mais quatro navios de apoio logístico, no entanto, o financiamento para o PROSUPER está ameaçado por conta do ritmo mais lento de crescimento econômico do Brasil e as perspectivas a curto prazo para esta aquisição não são claras.
No entanto, até agora três OPV da classe Amazonas foram recebidas da BAE Systems ao longo dos últimos dois anos, seguindo uma encomenda de 2011. Dois navios de patrulha da classe Macaé, de 500 toneladas, foram recebidos da INACE e mais cinco devem ser entregues pelo EISA, de um total de 46 que deverão ser encomendados a partir de estaleiros locais, incluindo 20 navios que podem ser adquiridos por meio de leasing.
Dois barcos de patrulha LPR40 Mk 2, destinados a patrulhar o rio Amazonas, devem ser recebidos até o início de 2014 da COTECMAR da Colômbia. A construção local da primeira das quatro corvetas 2.400 toneladas está prevista para começar no final de 2014, com um projeto que em breve será apresentado para o desenvolvimento.
A longo prazo, o Brasil pretende adquirir dois porta-aviões de 50.000 toneladas, no âmbito do programa PRONAE. Ao que parece foram consultados a Navantia, Fincantieri, DCNS, BAE Systems e Gibbs & Cox, afim de obter informações sobre este projeto.
Enquanto isso, como parte de seu programa PROANF, o Brasil deverá adquirir a licença para construir dois navios anfíbios de 10.000 toneladas, que seriam compatíveis com o padrão MARPOL. Os projetos do San Giusto, Juan Carlos I, Foudre e Rotterdam, estão sendo analisados no momento.
Como parte do programa PROSUB, já em curso, quatro submarinos diesel-elétricos de ataque (S-BR), foram encomendados à DCNS, com o primeiro programado para entrar em serviço por volta de 2017 e o último em 2021. Além disso, um único submarino de propulsão nuclear (SN-BR), está previsto para ser construído localmente e entrar em serviço em 2025. A propulsão nuclear está sendo desenvolvida no Brasil e uma Base Naval e estaleiro, está sendo construída em Itaguaí, próximo ao Rio de Janeiro. Além do PROSUB, cinco submarinos U209-1400 foram atualizados com o sistema de combate BYG -501 Mod 1, da Lockheed Martin e armados com os torpedos pesados mk48 Mod 6AT da Raytheon.
Para vigilância ao longo dos 8,500 km de costa do Brasil, a Marinha criou o programa SisGAAz, uma rede integrada destinada a centralizar todas as informações recolhidas por navios, sensores e satélites.
Para reforçar a Aviação Naval, a Marinha está em processo de receber 16 helicópteros Eurocopter EC725 (oito UH-15 de Emprego Geral e oito UH-15A de Ataque), bem como oito Sikorsky S-70B Seahawk (designado MH-16). Doze aviões de ataque AF-1/1A Skyhawk estão sendo modernizados pela Embraer Defesa e Segurança e quatro aeronaves utilitárias C-1A Trader (ex-Marinha dos EUA) estão sendo modernizadas nos Estados Unidos pela Marsh Aviation para a configuração KC-2 Turbo Trader, que serão utilizados como COD/AAR a bordo do porta-aviões São Paulo.
Mísseis anti-navio Penguin Mk 2 mod 7 foram adquiridos para os S-70B Seahawk, o MBDA Exocet AM39 Block 2 Mod 2 são esperados para serem recebidos para os UH-15A e o Exocet SM39 Block 2 Mod 2 para armar os novos submarinos. Torpedos pesados F21 e sistemas anti-torpedo Contralto-S, também foram encomendados à DCNS para armar os novos submarinos.
Para impulsionar ainda mais o poder de fogo da MB, organizações e a indústria local, estão cooperando para desenvolver o míssil superfície-superfície MANSUP (MAN-1), os mísseis Exocet MM40 Block 1 e Aspide tiveram os seus motores revalidados. Um míssil de superfície-ar também é um programa que está aparentemente em desenvolvimento.
Para operações anfíbias, o Corpo de Fuzileiros Navais está recebendo um terceiro lote de 18 veículos blindados Piranha IIIC 8×8, que foram encomendados em outubro de 2008 da General Dynamics European Systems Land (GDELS), e mais veículos podem ser adicionados a esta compra.
A Israel Military Industries está auxiliando na atualização local de 30 veículos na família M113 e de 26 veículos de Assaulto Anfíbio (AAV), da BAE Systems. Outros 26 AAV poderão ser comprados. Dezessete tanques GDELS Sk105A2S Kürassier estão para receber melhorias e um novo tanque leve é esperado para ser comprado.
Quanto a artilharia, os Fuzileiros irão adquirir sistemas Howitzer de 155mm para substituir os envelhecidos M114A1 e irão receber, em breve, os primeiros elementos de uma bateria de ASTROS FN, comprados de Avibras em dezembro de 2011.
Enquanto isso, mísseis guiados anti-blindados MSS 1.2 foram recebidas da Mectron e uma bateria do sistema móvel de defesa aérea russa Pantsir-S1, também poderá a ser adquirido.
FONTE: Janes
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Bom, pelo que ando acompanhando, vejo que de pouco em pouco as coisas estão andando.
Creio que até 2030 (se não houver interrupções ), os projetos já estarão todos comcluidos
deveriam aprovar uma lei que destinasse ao menos 5% do PIB para a area de defesa daí sim as aquisições se tornariam viáveis caso contrário será a mesma novela do FX-2, falta de verbas, falta de vontade política e principalmente falta de vergonha na cara
A DIFERENÇA é que agora se tem planejado SERIAMENTE uma marinha forte e significativa para o tamanho do país. Coisa que no passado NÃO EXISTIA.
SE ela se tornará real dependerá tanto da VONTADE dos políticos civis (PT ou PSDB) e se o país vai crescer e ter os recursos necessários.
E isso INEVITAVELMENTE passará (tanto para acelerar como para adiar) pelo desenvolvimento, entrada de produção e exportação do petróleo da camada de Pré-Sal….
Para GERAR recursos extras necessários aos ambiciosos planos deste governo que ESTÁ AÍ e que é tão ridicularizado pelas viuvinhas tucanas…
Essa imagem do Riachuelo no RJ ficou bem montada, até parece real..
Vamos torcer para que as aquisições continuem avançando, quem sabe num ritmo maior…
Completando: quem sabe num ritmo maior e mais próximo das reais necessidades…
É necessário ter planos a longo prazo como END e Livro Branco, para que não se vincule a governos e indecisões políticas. Sou reticente em relação aos Porta-aviões se o Prosuper atrasar muito. As alianças militares do futuro são uma incógnita.
Se tudo correr bem $$$ e os 4 S-BRs forem construídos, no futuro o índice de nacionalização dos componentes (motor, torpedos, etc) do submarino pode aumentar . O PROSUB só foi aprovado graças a coragem do ex-presidente Lula de permitir este projeto audacioso da Marinha Brasileira.
Apoio a aquisição, também, de GUARANIS, pelo CFN!
Hoje em dia, em termos militares, tudo se encaminha para o uso de plataformas (aeronaves e belonaves) que operem usando a velocidade, discrição (stealth) e ataquem seus alvos de forma poderosa e sumam, de preferência, longe do alcance de fogo dos seus pressupostos alvos (stand off). Isso contribui e muito para a sobrevivência das mesmas e servem como fator dissuasório a quem tem ambições em determinada região. Quem não seguir isso está fadado a desperdiçar dinheiro, já escasso, e virar história.
Precisamos de mais esquadrões de transporte de helicópteros na Amazônia, talvez com os UH-14, que serão substituídos pelos UH-15 e HUs em outros pontos do nosso territórios
Parabéns aos nossos governantes, pois o FX naval está indo pelo mesmo caminho do nosso FX-2. Precisamos de mais subs, pelo menos o dobro, de preferência com AIP, se fosse possível, e com mísseis SAM, como o IDAS e mísseis SSM com mais alcance. O MANSUP poderia seguir as tendências do Exocet MM-40 Block III, com cerca de, pelo menos 180 km, em vez dos míseros 70 km que, hoje, não dão nem pro cheiro, tendo, também versões lançáveis de submarino e aeronaves. Poderíamos, também, ter mais P-3AM, pelo menos o dobro do que temos hoje, na FAB. Isso daria maior negação do uso do nosso mar territorial a quem quisesse se aventurar por aqui. Como foi dito, é muito bonito tudo isso no papel!
O Mistral não está sendo considerado para o pronanf ?
Se sair metade do papel, iremos ter uma das melhores forças armadas do mundo!
No papel é muito bonito vamos ver se sai se essas aquisições forem feita a MB do brasil vai ser a mais bem equipada da região. A culpa não é da MB ela faz milagre com o que tem só que tem hora que ela divulga projetos que a gente sabe que não vai sair nunca. É preferível ficar calada do que divulgar uma coisa impossível de se concretizar.
Mauricio,
Concordo com seu argumento,Ta difícil para o PROSUPER sair, imagina para o PRONAE. A prioridade tem que ser a de concluir os submarinos, como é que vamos começar programas da envergadura do PROSUPER e do PRONAE sem terminar o PROSUB? A marinha vai dar conta?… Quantas siglas, rs..