Militares do 26º Contingente Brasileiro de Força de Paz (CONTBRAS/HAITI) retornarão ao Brasil a partir do próximo dia 22 de setembro, com previsão de desembarque às 00:40h do dia 23/09, no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Ao todo, estão previstas quatro viagens de retorno, marcadas para os dias 24, 25 e 27 desse mês. Em que pese a MINUSTAH ter sido encerrada oficialmente no dia 31 de agosto, os militares brasileiros permaneceram no Haiti a fim de prestar ajuda humanitária à população sob os efeitos do furacão IRMA, que devastou a região do Caribe.
Ao chegarem, os militares, em sua maioria integrantes da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel), com sede em Caçapava-SP, serão recepcionados por autoridades civis e militares e, em seguida, serão deslocados para as instalações do 4º Batalhão de Infantaria Leve (OSASCO-SP) e do 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve (BARUERI-SP), onde passarão por exames complementares. Após isso, seguem para as suas cidades-sede.
Desde junho de 2004, as Forças Armadas brasileiras integram e lideram a MINUSTAH. Ao todo, cerca de 37.500 militares participaram do CONTBRAS/HAITI. O efetivo total de militares das Forças Armadas que encerra a MINUSTAH é de 981 militares, dentre os quais, 798 do Exército Brasileiro, na missão de manter o ambiente seguro e estável naquele País.
O Brasil, por intermédio de sua Política Externa, demonstrou interesse em contribuir com outra Missão de Paz, e nossas Forças Armadas já demonstraram que possuem capacidade e experiência para colaborar com a paz em outras regiões conturbadas do planeta, onde seja necessário.
FONTE: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel)