Parlamentar diz que vai apresentar emenda para conseguir recursos. Manutenção da estrada favorece atuação das Forças Armadas, diz general.
Uma emenda parlamentar deverá ser apresentada para reunir recursos para a construção de uma base do Exército no trecho central da BR-319, que liga Rondônia e Amazonas. O objetivo é fiscalizar a estrada para evitar crimes ambientais e garantir a manutenção da rodovia.
De acordo com o general Villas Bôas, a manutenção da estrada favorece a atuação das forças armadas na região. “Do ponto de vista do Exército, para a segurança e defesa da Amazônia, é fundamental que essa estrada seja viabilizada para que nós obtenhamos a mobilidade necessário no cumprimento das nossas missões”, disse general Villas Bôas à Rede Amazônica.
A construção da unidade militar poderá ser custeada com recursos de emendas parlamentares.
Durante reunião com o comandante do exército, nesta quinta-feira (12), a senadora Vanessa Grazziotin, disse que pretende apresentar emenda parlamentar destinando quase R$ 4,5 milhões do orçamento para iniciar a construção de um quartel.
Interdição
A Justiça Federal determinou a suspensão imediata de obras no trecho central da BR-319. A decisão é favorável ao pedido do Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM). Cabe recurso da decisão liminar.
A decisão determina ainda que o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) não conceda novas licenças ou autorizações para atividades na BR-319, até o julgamento final da ação, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil. A determinação de suspensão vale, inclusive, para renovação das licenças já existentes.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) diz que em dez anos mais de R$ 80 milhões foram gastos com estudos ambientais para a realização das obras.
Impactos
Segundo o Ibama, foram constatadas irregularidades e danos ambientais no trecho entre os quilômetros 250 e 655,7 (Humaitá-Manaus), na BR-319. Foi emitido um auto de infração no valor de R$ 7.510.500,00.
Conforme o Ibama, a decisão foi baseada em relatório concluído em agosto, que apontou a execução de obras sem licença ambiental adequada, além de irregularidades como supressão de Área de Preservação Permanente (APP), estocagem de madeira sem licença, destinação irregular de efluentes, utilização de material de jazidas, intervenções em corpos hídricos, alargamento de pista, construção de bueiros, desvio de ponte danificada e alojamentos para trabalhadores sem condições mínimas de segurança e salubridade.
FONTE: G1
…….é vero…tem muitos interesses ali….acredito que ekranoplanos ajudariam bastante as FFAAs na região, porém nosso Exercito é muito conservador e míope……………
…….é vero…tem muitos interesses ali….acredito que ekranoplanos ajudariam bastante as FFAAs na região, porém nosso Exercito é muito conservador e míope……………
CORREÇÃO,,,, *mataram *
Conheço quase toda essa área ,mas quem não conhece não tem noção dos FORTES interesses OCULTOS E ECONÔMICOS ,,,conhecido como estrada do meio(pois só no meio dela tem *pedaços de asfalto com pedaços de pontes de madeira ) deveria ligar Manaus ao resto do BRASIL,,,,,mas o forte lobe por balsas e transportes fluviais nunca permitiram esta estrada ser concluída ,,,interesses comerciais e políticos que matarão muitos que defendiam esta estrada ….saudaçôes !
O departamento de engenharia do exército, tem desenvolvido um ótimo. …trabalho para recuperar estradas.
Manaus e uma ilha só da pra sair daqui de aviao ou barco que demora dias até semanas essa br 319 só e boa pra gipeiros e so barro atoleiro e uma aventura e so olhas no face br 319 que a galera vai ver como esta a situacao da br.
CORREÇÃO,,,, *mataram *
Quando ´não é a obstrução e cobrança de pedágios irregulares por indígenas em várias estradas que cortam esta região, existe a burocracia ambiental que impede obras necessárias para interligarem a região. Acho que o ideal nesta região seria a construção de ferrovias, principalmente uma que ligasse as regiões do Mato Grosso, norte de Goiás e Tocantins e que sabe incluir o Mato Grosso do Sul, uma ferrovia que ligaria esta região a Santarém ou um porto em algum afluente do Rio Amazonas ( usando também hidrovias) para facilitar a exportação de produtos agro- Pecuários através do Rio e daí para o Atlântico e mercado europeu, americano e africano. E esta mesma ferrovia poderia sair um entroncamento em direção ao Pacífico. Quem sabe daí consolidar de vez o Antigo Projeto Calha Norte em levar uma maior proteção das Forças armadas e desenvolvimento ( sustentável) nesta região.
Tem a ferrovia norte sul com 60% concluida da 1 etapa. É bem isto mesmo ferrovias, um país continental como o nosso, com chuvas abundantes não pode se dar ao luxo de ter apenas o sistema rodoviário.
Conheço quase toda essa área ,mas quem não conhece não tem noção dos FORTES interesses OCULTOS E ECONÔMICOS ,,,conhecido como estrada do meio(pois só no meio dela tem *pedaços de asfalto com pedaços de pontes de madeira ) deveria ligar Manaus ao resto do BRASIL,,,,,mas o forte lobe por balsas e transportes fluviais nunca permitiram esta estrada ser concluída ,,,interesses comerciais e políticos que matarão muitos que defendiam esta estrada ….saudaçôes !
O departamento de engenharia do exército, tem desenvolvido um ótimo. …trabalho para recuperar estradas.
Manaus e uma ilha só da pra sair daqui de aviao ou barco que demora dias até semanas essa br 319 só e boa pra gipeiros e so barro atoleiro e uma aventura e so olhas no face br 319 que a galera vai ver como esta a situacao da br.
Quando ´não é a obstrução e cobrança de pedágios irregulares por indígenas em várias estradas que cortam esta região, existe a burocracia ambiental que impede obras necessárias para interligarem a região. Acho que o ideal nesta região seria a construção de ferrovias, principalmente uma que ligasse as regiões do Mato Grosso, norte de Goiás e Tocantins e que sabe incluir o Mato Grosso do Sul, uma ferrovia que ligaria esta região a Santarém ou um porto em algum afluente do Rio Amazonas ( usando também hidrovias) para facilitar a exportação de produtos agro- Pecuários através do Rio e daí para o Atlântico e mercado europeu, americano e africano. E esta mesma ferrovia poderia sair um entroncamento em direção ao Pacífico. Quem sabe daí consolidar de vez o Antigo Projeto Calha Norte em levar uma maior proteção das Forças armadas e desenvolvimento ( sustentável) nesta região.
Tem a ferrovia norte sul com 60% concluida da 1 etapa. É bem isto mesmo ferrovias, um país continental como o nosso, com chuvas abundantes não pode se dar ao luxo de ter apenas o sistema rodoviário.