Por Gustavo Ribeiro
Rio – Três blindados modelo Urutu, disponibilizados pelo Comando Militar do Leste (CML) ao Batalhão de Operações Especiais (Bope), foram reformados pela unidade e já estão prontos para serem usados em operações nas comunidades do Rio. A cessão do Exército foi antecipada pelo DIA no último dia 13. Fotos dos blindados com símbolo da corporação e a inscrição ‘Bope’ circularam nesta terça-feira nas redes sociais.
A Secretaria de Segurança Pública (Seseg) é quem vai monitorar o uso dos veículos. Capazes de suportar tiros calibre ponto 50 (que podem derrubar um helicóptero), os blindados transportam até 14 homens e têm facilidade de trafegar em vielas com terrenos acidentados.
Hoje, a sede do Bope está sendo vistoriada pela manhã. A ação é semelhante à que ocorreu no 14º BPM (Bangu), na semana passada, de acordo com o assessor do CML, coronel Roberto Itamar.
FONTE: O Dia
Falta doar uma torreta automática com sistemas avançados.
Pergunta. Porque se doou blindados deste tipo a outros países e não as forças policiais do Rio, São Paulo e outros centros? Antes, antes do caos, Vergonha! Vimos as forças policiais operando carros fortes transformados em voaturas de transporte de tropa, adaptação tosca, amadora e vergonhosa. O EB agora tenta consertar as coisas.
Capazes de suportar tiros de ponto cinquenta?????
Não. 7,62 perfurante na dianteira e normal nas laterais e traseira.
Pra assustar bandido desavisado. kkkkk