Instalação é um novo ponto de tensão em meio à delicada relação bilateral com vizinho
Por Roberto Godoy
A Rússia quer montar no litoral caribenho da Venezuela uma base aeronaval ou, ao menos, um centro de apoio técnico para navios e aviões de ataque em missão de longa distância. A iniciativa faz parte do plano do governo do presidente Vladimir Putin, de recuperação da rede de instalações militares que era mantida em 15 países pela extinta União Soviética, segundo revelou há uma semana o vice-ministro da Defesa, Nikolai Pankov, durante apresentação na Duma, a câmara baixa do legislativo.
Forças russas e venezuelanas realizam exercícios conjuntos desde 2008. Alguns dos ensaios envolveram o deslocamento de grandes bombardeiros supersônicos e navios de capacidade estratégica. O fornecimento de equipamentos de defesa russos para as forças bolivarianas é estimado em cerca de US$ 10 bilhões, em contratos celebrados por 11 anos a contar de 2005.
Segundo disse ao Estado um ex-ministro da Defesa da Venezuela (hoje na oposição ao governo do presidente Nicolás Maduro), o complexo russo pode ser construído em Puerto Cabello, no litoral norte do país, um ponto avançado de rápido acesso ao Mar do Caribe. No local funciona a base Agustin Armário, a maior da Marinha local. “O sistema exigiria poucas adaptações para atender embarcações russas – o mesmo se aplica quanto às aeronaves e o aeroporto da cidade”, destacou o ex-ministro. Em Puerto Cabello opera a Refinaria de El Palito, um amplo terminal da PDVSA. Em crise, a unidade de processamento da estatal de óleo e gás estaria produzindo apenas 30% de sua capacidade estimada de 140 mil barris/dia.
Embora de longo prazo, é um segundo ponto de alerta para as autoridades brasileiras – depois da onda migratória de candidatos a refugiados na linha de 1.492 km de fronteira binacional – na delicada relação bilateral entre Brasília e Caracas. A questão é tratada com cuidado pelo governo. Em nota de uma linha, o Ministério da Defesa declarou que não comenta o assunto. O Ministério das Relações Exteriores, nem isso. Todavia, em dois dos três comandos militares, oficiais da área de estudos estratégicos ouvidos pelo Estado, admitem informalmente que a situação esteja sendo acompanhada.
O projeto da Rússia prevê bases em dez países. Na América Latina, a prioridade é a reativação da Estação de Inteligência de Lourdes, em Cuba. No mundo, a expansão do conjunto de Tartus, na Síria, para receber tropas e equipamentos de combate, é a meta de curto prazo.
No primeiro ensaio de russos e venezuelanos, em 2008, oficiais do Brasil foram convidados a participar das atividades na condição de observadores. No dia 10 de setembro pousaram na base aérea de Caracas dois bombardeiros estratégicos Tu-160 Blackjack. Os jatos, de asas de geometria variável, voam a 2.200 km/hora com alcance de 17.400 quilômetros. Levam 40 toneladas de mísseis e bombas, várias delas armadas com cargas nucleares de médio porte. O motivo do exercício foi a verificação da pequena rede de radares de vigilância da Venezuela. No mar, o protagonista era o cruzador nuclear Pedro, O Grande, de 252 metros que transporta 20 mísseis Shipwreck (10 metros, 7 mil kg) capazes de atingir alvos a 700 km – depois, substituídos por versões com raio de ação de 1.500 km.
O arsenal tem ainda cinco tipos de mísseis especializados – antiaéreos, antinavio, antissubmarino e de defesa a curta distância. Lançado em 1996, recebeu recursos digitais de última geração. Os 700 tripulantes contam com um centro integrado de combate que permite a ação conjunta de todos os recursos de bordo: dos 3 helicópteros artilhados Kamov ao canhão duplo de 130 mm, dirigido eletronicamente para objetivos situados a 22 km.
FONTE: O Estadão
Estamos ferrados, não tem lado bom nessa historia, nem EUA, nem Russia;;;
Estamos ferrados, não tem lado bom nessa historia, nem EUA, nem Russia.
O nosso perigo são os EUA e não a Rússia , as FFAA e nosso Governo deveriam estar preocupados com nossas possibilidades de Defesa, assim poderíamos Bladar , ** O BRASIL NÃO TEM MEDO DE NADA ** , como VLADMIR PUTIN faz na Rússia , ** A RÚSSIA NÃO TEM MEDO DE NADA **, fora de Seriedade em DEFESA, devemos nos queixar ao PAPA e continuarmos como o GRANDIOSO BOBO !!!!
Este governo, não justificando os “anteriores”, é o mais entreguista de todos. O programa da compra dos caças, poderia nos dar aviões realmente bons. A saber: Sukoy e participação no PAK 50; assim como artilharia antiaérea, mas o chefão do mundo disse NÃO, e NÃO. Basta ver o ministro das relações exteriores. Ele sente comichão em entregar tudo. Não acho que exista potências boazinhas-existe interesses e todos nós sabemos Quem realmente é perigoso para o Brasil. Beira o ridículo, ficar remendando equipamentos militares de 50 e 60 anos atrás. Eu penso que há militares insatisfeitos com todas esta droga que estão fazendo com o Brasil. Retomada a democracia de fato, às forças armadas tem o direito e o dever de defender nossa pátria. Mesmo com tantas coisas a serem arrumadas, nós não podemos deixar nosso país vulnerável. Nossa soberania absoluta é tão importante quanto educação, saúde e etc.
Vamos lá ,os EUA têm várias Bases em nosso Redor ,tanto pelo oeste , quanto no Atlântico, a Rússia se colocar uma Base na Venezuela , Cuba ou outro país da América Latina , visa os EUA , agora os EUA com suas Bases nos cercando , visam a quem ??
Os norte americanos tem bases em 4 paises sul americanos, algumas bem pequenas é verdade, mas não causam preocupação nem mesmo pelo aquifero guarani ou pela amazônia, os chineses estão montando bases na Namibia entre outros paises africanos e a preocupação é com bases russas no Caribe ? Hora, a verdade é uma só ! Para defender a soberania nacional na terra, mar e ar, temos que ter forças armadas bem treinadas e equipadas, o que me parece que em termos apenas de equipamentos, falta muita coisa, fragatas modernas, corvetas com defesa aérea de área, aviões embarcados de ultima tecnologia, os submarinos estão chegando tarde, os Gripen também, o Astros 2020 tem que ser adquirido em números avasaladores, Não estaria mal seguir o caminho da India, Paquistão e China no que se refere a tecnologia nuclear, tudo mesmo. Depois quem sabe fazer acordo com Cabo Verde ou Angola para montar uma base brasileira ali para controlar de vez o Atlantico Sul, “mare nostrum”.
Ficaria mais preocupado com bases dos EUA….
Discordo completamente, primeiro que o Brasil e Rússia mantem ótimas relações comerciais e não deve temer que uma base russa na Venezuela possa implicar algum perigo ao Brasil, muito pelo contrário, duvido que os russos apoiem qualquer iniciativa venezuelana contra o Brasil. O interesse russo é puro e simplesmente aumentar sua influencia pelo mundo, e os americanos irão permitir que isso aconteça, pois eles precisam de novos acontecimentos no cenário mundial para manter seu parque bélico funcionando a todo vapor, que por sinal, exceto o chile os demais países da América do Sul há muito tempo não fazem um grande contrato de compra de armas americanas… então essa é uma excelente oportunidade para os americanos pregar o terror na América do Sul e vender suas armas.
Como tem americanos no exercito Brasileiro. Quando teremos brasileiros nas forças armadas???
A Rússia é aliada do Brasil, além de fazer parte dos BRICS junto ao Brasil. Não entendi o motivo de alarme e histeria que este canal jornalistico esta anunciando com isso?
Para nossas FAAs isto é bom. Quem sabe o berço esplêndido seja colocado de lado e as coisas começam a melhorar, surgindo novas tecnologias, se modernizando, profissionalizando ainda mais e quem sabe ampliar a sua atuação. Não digo que vai haver conflito…isso é improvável, mas este jogo de poder pode sim elevar os níveis….pois o nosso está no fundo do poço…
aqui tem uns mal informados. Não tem base dos EUA no cone sul. só da China que a caudilha cristina Kirchner aceitou. Tem é cooperação contra o narcotráfico e o terrorismo islâmico na tríplice fronteira. Na Colômbia é igual sem caças e nem bombardeiros a jato dos EUA lá. Além do ditador Maduro, o caudilho da Nicarágua quer uns MIG-29 e comprou 50 T-72 usados por U$50 milhões com o povo desempregado, na seca e com narcotráfico lá também. Nas forças armadas não tem antiyankee e nem engolem propaganda comunista do pt..
Entregar a base de Alcântara para os EUA é sim um ato contra a soberania nacional, conforme noticiado anteriormente ESG, por parte da chancelaria brasileira.Qual interesse haveria em entregar uma base a um país estrangeiro para operação em nosso território?
Jaime
Ô se tem !!! Americanos e CIA limitada que o digam …
O botão de reativar a 4° frota chega a tremer rsrsrs
A situação da Venezuela é mais preocupante que qualquer base russa. O Brasil tem boas relações com a Rússia.
Reativação e criação de bases russas em países governados por ditadores aqui na América latina, realmente é motivo para ficarmos bem “aliviados”.
Com certeza não podemos ver isso com bons olhos, o Brasil e o Mercosul estão demorando muito para tomar decisões mais rígidas contra a Venezuela.
É fácil para eles vir para cá. O que não falta é lembe botas aqui ,não é companheiros?
Eu não acredito nisso,essa matéria é sensacionalista, o BRASIL não esta em tensão com a Venezuela (embora isso seja o desejo de alguns), e tudo levar a crer que o Bolivarianismo esteja chegando ao seu ocaso, o regime atual da Venezuela não se sustenta mais !
Os EUA são alinhados ao Brasil desde a II.W.W.W vide Parnamirim(RN) e os bolivarianos a Russia..Qual o stress?
Não vejo problema nenhum … se for assim então estamos cercados por bases americanas e inglesas por todo o Atlântico Sul e também há dezenas de bases dos EUA nos países vizinhos e nem por isso vi ninguém reclamando de “risco iminente”… se isso realmente acontecer os EUA vão dar um jeito de colocar F-35 na Colômbia.
Não sei porque vcs estão achando ruim, na minha opinião a Venezuela tinha que invadir novamente o espaço aéreo brasileiro e ser divulgado em todos os canais pois era isso que a esquerda brasileira queria só assim o povo e outros políticos acordam e vejam que não é bem assim aquele papinho de não termos inimigo e outra coisa não estou discordando do Leonardo pois é bem assim que acontece mas o que me irrita mais é o fato da direita roubar a gente e todo mundo reclamar ai vem a esquerda com aquele papinho de trabalhador e nos rouba mais ainda, dá o nosso dinheiro para os outros países, limpam as nossas reservas, deixam a estrutura brasileira em colapso como educação, empresas, saúde,etc e o povo não fala muito não acha que é tudo normal e que no Brasil teve foi golpe, gente não interessa se teve golpe ou não se é esquerda ou direita que governa o Brasil o que importa é se estamos desenvolvendo e não sendo roubados, se os políticos que ganham em média 30 vezes mais que o trabalhador esta fazendo tudo para ajudar ou esta roubando o povo, vamos parar com discuções sem sentido e se unir para fazer o Brasil ser o que queremos um país forte e soberano e não a vergonha e motivo de chacota para os outros.
Estamos voltando à era da guerra fria.
Base na Venezuela “ALERTA”(???) Brasil, Por que?? A Venezuela é um país independente e pode deixar quem ela quiser usar o seu espaço. E a base americana na Colômbia não deixa o Brasil em alerta?? Quem está em alerta não é este governo submisso do “informante” e sim povo brasileiro e seus militares com esta “negociata” da base se Alcântara com os EUA , isto sim é o que interessa, pois está dentro do nosso território nacional.
Os EUA tem base em quase todos os países da América do Sul. Neste momento os EUA só não tem base no Brasil e Bolívia. Mas no Brasil vão montar uma em Alcântara, no começo é para lançar foguetes, mas depois vira base mesmo.
Não entendi? Os Estadunidenses tem bases em vários países inclusive Colômbia e Argentina, atuam com as organizações mais fascistas junto com a cia na desestabilização do país e não vi nenhuma aflição, mas dos Russos há frenezi generalizado. Isto é parcial como as elites dominantes deste país. Pobre vai preso apanha, é humilhado e algemado jogando a chave fora quando é rico dão tempo de limpar as contas da corrupção, tratam como autoridades, não usam algemas e logo vem perdão ou acordo para redução de pena. O problema realmente são os russos.
Os chineses tem sua base na Patagônia argentina os americanos cogitam em montar a base perto da tríplice fronteira os culpados disso são alguns paises sul americanos que são submissos as grandes potências.