No dia 2 de março, a Estação de Medidas Magnéticas de Navios (EMMN), que faz parte do Complexo da Magnetologia da Base Naval de Aratu, realizou a medição da assinatura magnética do Navio-Varredor Anhatomirim (M 16), componente da Força de Minagem e Varredura, subordinada ao Comando do 2º Distrito Naval.
A medição se deu a partir da corrida do navio em duas raias magnéticas da EMMN, cujos sensores transmitem as informações obtidas a uma sala dotada de variados equipamentos de medição, localizada no interior do Forte de São Lourenço, na ponta norte da Ilha de Itaparica (BA).
A assinatura magnética é uma representação gráfica da medida do campo magnético irradiado. Quanto maior for a magnetização de um navio, mais facilmente ele pode ser detectado por sensores hostis, como os que detonam as minas marítimas de influência magnética.
Por serem empregados em operações de contramedidas de minagem, que visam a manter canais de navegação livres da ameaça de minas marítimas, os Navios-Varredores precisam realizar um rígido controle de suas assinaturas magnéticas.
Com quatro raias magnéticas, duas destinadas a Navios-Varredores e duas destinadas a navios-escolta e submarinos, a EMMN da Base Naval de Aratu opera desde a década de 80, sendo a única do gênero na América Latina.
FONTE e FOTO: MB
Wiltgen,
Valeu pelo retorno! Como eu acredito que nossas relações com a Suécia são de longo prazo, fico na esperança de que as teremos na nossa gloriosa MB.
Obrigado,
Moreno
Wiltgen,
A MB se posicionou sobre a proposta da SAAB? Estamos ainda no aguardo de uma solução financeira?
Obrigado,
Moreno
Infelizmente sim!
Vamos precisar aguardar por mares mais calmos…
FA
Correto, me referia as caacidades dos meios e talvez não tenha sido claro sobre o que postava. Referia a capacidade de varredura dos navios, mas tem toda razão que parece que falava, ao me referir ao meios, pois mesmo xom este cuidado em relação a assinatura são incapazes de cumprir suas funções no meio de guerra moderno. Desculpem-me!
Com certeza Leonardo!
A substituição dos navios da Classe Aratu é uma condição “Sine qua non” para que a MB possa operar no moderno teatro de operações navais e principalmente, para prover um canal varrido para os novos submarinos.
Abs
Só para esclarecer, a medição de assinatura magnética não é realizada pelo NV e sim pela EMMN, portanto, a obsolescência do meio não interfere nesta medição feita na raia magnética, pois os sensores a que se refere o texto são dela e não do NV.
Independentemente da obsolescência do meio, o mesmo precisa realizar sua desmagnetização, seja os NV ou as Fragatas, Corvetas, NT e submarinos.
Abs
Isto me lembra da proposta da Saab kockuns referente aos navios varredores da classe landsort/koster considerando que dos cinco classe Aratu o M19 ja foi descomissionado e os demais estão no bagaço. Este treinamento é somente para doutrina porque estes navios possuem tecnologias ultrapassadas de verificação. É hora de tirar coelhos da cartola.