Por Guilherme Wiltgen
A Marina de Guerra del Perú, incorporou o BAP Tacna (ARL-158), ex-HNLMS Amsterdam, um Navio de Apoio Logístico (NApLog) construído nos estaleiros Merweide, Hardinxveld and Royal Schelde (Holanda) entre 1992-1995.
Batizado de HNLMS Amsterdam (A-836), entrou em serviço na Marinha Real holandesa em 2 de Setembro de 1995, adquirido pela Marinha do Peru em junho de 2014 e incorporado no último dia 4 de dezembro, durante cerimônia ocorrida na Base Naval de Den Helder, quando foi hasteado pela primeira vez a pavilhão nacional peruano.
O novo navio também é capaz de realizar missões de interdição marítima e atuar na luta contra o contrabando e tráfico de drogas, além de fornecer provisões aos demais navios da Esquadra peruana.
O BAP Tacna é esperado para chegar ao Perú no dia 29 de dezembro, quando irá iniciar o seu período operativo, aumentando a capacidade de manter por mais tempo a Esquadra no mar em operação. Devido as suas características, vai poder atuar também no apoio logístico civil, durante as catástrofes naturais, provendo combustível, inclusive de aviação, água, produtos secos e refrigerados, além de contar com um centro médico a bordo e a capacidade de realizar evacuações aeromédicas.
O armamento BAP Tacna consiste em duas metralhadoras Browning M-2HB de 12,7 mm e um CWIS SGE-30 GoalKeeper de 30 mm.
O navio adquirido pelo Peru tem comprimento de 166 metros, largura de 22 metros e calado de 8 metros, com um deslocamento máximo de cerca de 17 mil toneladas. A propulsão é gerada pelos dois motores diesel MAN/Bazan de 24.000 hp (17,897 kW), desenvolvendo uma velocidade de 22 nós. A tripulação é composta de 160 homens.
Possui amplo convoo e o seu hangar tem capacidade para acomodar até três helicópteros Agusta-Bell 412SP ou dois SH-3D Sea King, utilizados pela Aviação Naval Peruana.
FONTE e FOTOS: Marina de Guerra del Perú
Como premissas de projeto, as dimensões servem de balizamento para uma futura classe a ser desenvolvida, se houver condições sócio-políticas nos próximos anos:
Classe: replenishment ship
Construído: 1995
Tamanho: 166 x 22 m
Calado: 8 m
Deslocamento: 18.000 t
O LOA e draft estão em acordo com a maioria dos portos brasileiros.
Embora os peruanos tenham chegado primeiro, serve de meta a ser considerada, mas nada que o Sirocco não tenha em conformidade.
FA
A Classe 702 Berlin, também seria uma boa pedida.
Nossa Marinha vem perdendo oportunidades já a muito tempo, perdemos a oportunidade de comprar os navios de desenbarque e o de apoio logistico Britanicos, que foram adiquiridos pela Marinha da Australia, as 4 fragatas type 22, que estão apodrecendo na Inglaterra.
Pois é. Num momento de obsolescência em bloco da esquadra, comprar um navio de apoio logístico ainda novo, mas de segunda mão, poderia ajudar a economizar recursos para a aquisição de mais escoltas. Que não deixemos passar a chance de comprar o Patiño, que segundo consta, em breve será colocado à venda.
O Patino possui casco simples e a legislação a partir de 2015 não permitirá que navios com casco simples atraquem em diversos portos pelo mundo afora. Ou seja, temos que comprar/encomendar algo como Cantabria, que é o Patino com casco duplo.
Oportunidade ímpar que não deveria ter sido perdida pela MB, mas infelizmente……
Grande abraço