A BAE Systems recebeu um contrato para fornecer canhões navais para o programa de Embarcações de Contra-Medidas de Minas (MCMV) das marinha da Bélgica e Holanda.
A empresa fornecerá um total de 12 canhões navais Bofors 40 Mk4 para o estaleiro Kership.
O programa MCMV para 12 navios de caça em minas está sendo liderado pelo consórcio composto por Belgium Naval & Robotics, pelo Naval Group e ECA Group, que irá liderar a fase de produção e o estaleiro Kership vai executá-lo. As Marinhas da Bélgica e da Holanda receberão cada uma seis embarcações.
A instalação dos canhões navais BAE nos navios será realizada pela Kership. A BAE observou que o primeiro navio está programado para ser entregue à Marinha belga em 2024.
O canhão naval Bofors 40 Mk4 é a versão compacta e leve mais recente do canhão Bofors 40 mm. Ele é projetado para oferecer aos navios proteção superior contra ameaças de superfície, aéreas e terrestres.
O sistema flexível e multifuncional também pode oferecer “alta capacidade de sobrevivência e proficiência tática” em todos os níveis de conflito.
A diretora da BAE Systems Bofors, Lena Gillström, disse: “O Bofors 40 Mk4 é um canhão naval altamente automatizado que fornecerá às Marinhas belga e holandesa um poder de fogo significativo e grande alcance.
“Este último contrato expande o número de nações europeias que usam o Bofors 40 Mk4 e reflete o interesse crescente que estamos vendo na região.”
Outros clientes dos canhões navais de 40 mm da BAE Systems incluem Japão, Suécia, Finlândia, Islândia, Estônia, Uruguai, Indonésia, Malásia e Reino Unido.
O DAN visitou a fábrica da BAE Systems/Bofors na Suécia para conhecer a linha de produção dos canhões navais de 57mm e 40mm. Clique aqui para saber mais!
Nota do editor: A Marinha do Brasil ainda não está incluída na relação de usuários acima porque ainda não recebeu sua encomenda de canhões navais de 40mm da BAE Systems/Bofors. Foi feito pedido inicial de 5 unidades, depois reduzido para 4 unidades que não se sabe se seriam para equipar as futuras fragatas Tamandaré, equipar os NaPas da classe Macaé ou mesmo vir a equipar os NPaOc da classe Amazonas. Só quando chegarem saberemos quais navios irão recebê-los. Vale lembrar que o canhão Bofors 40mm MK4 já foi amplamente testado pela MB quando foi instalado no NPa Guaporé, com excelente índice de acertos.
Esse canhão é excelente para proteção antiaérea, ainda mais se utilizando munições 3P.
Não sei se tecnicamente poderia ser instalado no NAM Atlântico ao menos um canhão desse para proteção antiaérea.
Sobre esses navios, ja está na hora da troca da nossa atual classe de navios varredores Aratu, quem sabe tenhamos alguma novidade em breve sobre isso.