A BAE Systems Maritime sediada em Portsmouth, demonstrou com sucesso um novo tipo de submarino autônomo, desenvolvido especificamente para uso militar, na costa sul da Inglaterra.
A embarcação, chamada Herne, um veículo subaquático autônomo extragrande (XLAUV), foi configurada para permitir que os militares monitorem e ajudem a proteger a infraestrutura subaquática nas vastas extensões do fundo do mar, apoiem a guerra antissubmarina e forneçam outro meio para que eles realizem missões secretas de vigilância.
Os testes no início deste mês viram a embarcação conduzir uma missão pré-programada de inteligência, vigilância e reconhecimento, alimentada pelo Nautomate, nosso sistema de controle militar autônomo de alta especificação e independente de plataforma. Isso segue os testes bem-sucedidos da tecnologia em uma embarcação de superfície no início deste ano.
Colaboramos com a empresa canadense Cellula Robotics Ltd. para entregar a configuração de demonstração do Herne XLAUV. Essa colaboração bem-sucedida resultou em uma capacidade de “quadro branco para água” em apenas 11 meses, demonstrando o ritmo em que podemos entregar o Herne e outras capacidades marítimas autônomas.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN