Por Naida Hakirevic Prevljak
No novo prédio de montagem no estaleiro de Rosyth, na Escócia, a quilha do HMS Venturer foi batida em uma cerimônia em 26 de abril de 2022.
O assentamento da quilha é o momento formal do início da construção do navio, após o corte do aço em setembro para a fragata Type 31 da classe Inspiration.
Nos próximos meses, subirá um navio de 6.000 toneladas e, ao lado dele, a partir do próximo ano, a segunda fragata da classe, a HMS Active.
O Venturer Hall é grande o suficiente para permitir que duas fragatas, cada uma mais longa, mais larga e mais pesada do que as Type 23 que substituem, sejam construídas lado a lado.
“Os curtos sete meses entre o corte do primeiro aço do HMS Venturer e o batimento de sua quilha demonstram o ritmo contínuo do programa Type 31, baseado em processos, habilidades e instalações de ponta na Escócia e no Reino Unido, que devem garantir que a Royal Navy obtenha a capacidade precisa a tempo”, comentou o contra-almirante Paul Marshall, diretor de aquisição da Marinha Real da Marinha Real.
A construção das fragatas Type 31 faz parte de um investimento mais amplo nos estaleiros e na indústria do Reino Unido sob a Estratégia Nacional de Construção Naval do governo de mais de £ 4 bilhões apenas nos próximos três anos.
“O batimento da quilha é um marco extremamente importante na construção de qualquer novo navio e particularmente para o HMS Venturer, sendo o primeiro de uma nova classe de fragatas para a Marinha Real”, disse o ministro da Defesa, Jeremy Quin.
“Estamos ansiosos por mais fragatas Type 31 no estaleiro de Rosyth, demonstrando o compromisso do governo com a construção naval do Reino Unido e com a modernização da Marinha Real”.
Cada navio é maior que as atuais Type 23 que eles substituem, mas um pouco mais curto e mais leve que o HMS Glasgow e as outras sete fragatas Type 26 planejadas também sendo construídas para a frota em Govan, a apenas 35 milhas de distância.
As Type 26 se concentrarão na guerra antissubmarina, como oito Type 23 equipadas com sonares rebocados, deixando as Type 31 para realizar patrulhas onde quer que sejam necessários, desde a condução de patrulhas contra-terrorismo/contrabando de drogas no Oceano Índico até ajudar no rescaldo de um desastre.
As T31 foram projetadas e estão sendo construídos para a Marinha Real, mas com um olho firme no mercado de exportação; as Marinhas da Polônia e da Indonésia selecionaram o projeto para suas futuras frotas.
Cada navio está equipado com três lanchas Pacific 24, cruciais para o trabalho de embarque e busca/contra-narcóticos, um canhão Bofors de 57 mm e dois canhões secundários Bofors de 40 mm, sistema de mísseis de defesa aérea Sea Ceptor, também instalados nas fragatas T23 e T26, um convoo que pode operar helicópteros do tamanho de um Chinook, embora mais tipicamente Royal Navy use Merlins e Wildcats.
A tripulação será de pouco mais de 100 pessoas, mas com espaço, principalmente para destacamentos da Marinha Real, para até 187 pessoas a bordo.
Todos os cinco navios que estão sendo construídos levam nomes de antecessores anteriores que escreveram seus nomes em anais navais graças a ações e feitos inspiradores.
No caso do Venturer, o navio recebeu o nome do primeiro submarino a torpedear e destruir outro barco enquanto ambas as embarcações estavam submersas. Depois do Venturer e Active virão o Formidable, Bulldog e, finalmente, Campbeltown.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval Today
Coisa linda.
TYPE31 ou FREMM para o brasil.
Só economizar dinheiro que compramos várias.
Seria uma boa aquisição se adicionasse uns lançadores de MM 40 Exocet Block 3.
Mas não seria mesmo.
O custo unitário de cada embarcação beira os US$ 350 milhões (R$ 1.7 bilhões) sem os principais equipamentos e armamentos.
Isto para o Reino Unido.
Seria uma boa aquisição para complementar as “FCT”, se adicionar uns lançadores de Exocet MM40 Block 3.