Rio de Janeiro – No dia 26 de junho de 2015, a Base de Apoio Logístico do Exército ( Ba Ap Log Ex) participou da atividade de desembarque de material repatriado da Missão de Força de Paz no Haiti vindo em navio da Marinha do Brasil.
Na ocasião foram recebidas 50(cinquenta) Vtr sobre rodas, 03 (três) Vtr Bld Urutu, além de 02 (dois) contêineres com material Classe V, armamento e munição.
FONTE: Ba Ap Log Ex
Estranho …..
As viaturas voltaram limpinhas , sem riscos ou marcas de rodagem .
Foram repintadas no Haiti , ou nem foram utilizadas ?
O exército brasileiro especifica o que quer e como quer para as suas operações que são de diversos aspectos e finalidades, no dia em que o exército tiver que comprar materiais, meios ou armamentos para adaptar depois as suas operações a eles, estaremos ao nivel dos paises africanos que recebem praticamente doações resalvadas algumas exeções como Africa do Sul e outros poucos. Devido ao fato o exército brasileiro emite editais de concorrencia local ou internacional com as especificações requeridas. No caso de reposições ou acrescimos o processo pode ser diferenciado.
Só faltou saber se os 50 Vtr são os Guaras ou não.
Desculpa, mas para mim ainda não caiu esta ficha.
Ricardo,
Pelo que andei lendo é só 1 Guará mesmo… A Avibrás cedeu seu protótipo para os fuzileiros testarem no Haiti e a resposta foi bastante negativa.
Caro Douglas, de inicio concordo com você no caso Guará, mas há boatos que o mesmo já apresentava características excepcionais, no período de seu desenvolvimento.
Características essas, que hoje são utilizadas nos 4×4 internacionais, pois o Guará foi desenvolvido sobre o chassis Unimog, dando a esse características rubustas.
Mas discordo de você, pois hoje a própria Avibras desenvolveu o Tupi, baseado no Shepar Francês, além desse, o grupo Imbra desenvolveu 2 versões do Gladiador, 4×4 com regorosos requisitos militares, sendo que a versão 2, aparentemente apresenta grande robustez, esperando testes do EB.
Há sim ótimas e inúmeras opções in house, algumas projetos outras produtos, infelizmente não chamam a atenção dos militantes nacionais, apenas as opções gringas .
Passar bem!
O Tupi não é uma versão do Sherpa, ele é o Sherpa! Não tem nada de nacional nele.
Quanto ao veículo da Imbrafiltro não posso afirmar nada porque não foi testado. A preferência por veículos estrangeiros se dá por uma série de fatores, taís como condições de financiamento, expertise do fabricante, testes em combate real, tecnologia no estado-da-arte, etc. Creio que temos sim condições de desenvolver um veículo de qualidade, mas o que me preocupa a que custo faríamos isso. Se construimos aqui o Guarani que é mais complexo, porque não construir um veículo mais leve? Só depende do poder público e do Exército.
…….que faráo com esses Urutús e com o Guará….qual o destino deles agora??……
Eu acho que devem ficar em um agrupamento especial para missões de paz , ou quem sabe embarcar para outras missões em Africa
Mas eu acho que com as atuais condições orçamentárias vão ficar aqui mesmo
Pena o EB não ter apostado no veículo 4×4 Guará da Avibras, suspenso pelo guindaste na foto.
Hoje corre-se o risco de montarmos veiculos 4×4 Italianos no Brasil, mesmo havendo similares ou de melhor qualidade no país.
Onde estão seguindo a normativa da END, que não estou conseguindo enxergar?
Agora uma curiosidade, que veículo 6×6 é aquele no convés do navio?
Não parece um urutú, muito menos um Guarani.
O Guará não foi feito sob requisitos operacionais do EB. Foi uma aposta da Avibrás.
Os veículos italianos que você citou foram projetados tendo por base experiências em combate real no Afeganistão.
Não creio que haja similares nacionais com a mesma qualidade, tampouco superior.
Foxtrot, são os URUTUS sim, as unidades enviadas para o Haiti receberam algumas modificações
Qual será a avaliação do Guará no teatro operacional ?
Comparado a viaturas da mesma categoria ele seria uma boa escolha ?
Esse NDCC é guerreiro, está segurando o tranco praticamente sozinho… quebrou concertaram rapidinho e já suspendeu de novo para mais uma bronca !!!
O G25 não quebrou não. Quem quebrou e foi consertado foi o G29 Garcia D’Avila. Que não foi cumprir está não sei porque.
O Saboia já fez umas 4 ou 5 dessas seguidas. Foi uma boa aquisição da MB mas é preciso preparar seu PMG para que ele continue assim.
Só o tempo dirá.
Positivo Padilha… TKS
Essa foto é do veículo da Avibras o GUARA
Alguém sabe o que o EB vai fazer com o Guará que aparece na foto? Como ele foi avaliado pela tropa?
Que viatura é essa na segunda foto?
Sobre a segunda foto, gostaria de saber, tbm, que blindado é aquele em cima do navio?
Seria um Piranha IIIC?
Avibrás Guará
Repatriado (voltou para nós?)
50 desses brancos?
Para onde vão agora?