A Austrália deve comprar cinco submarinos nucleares projetados no Reino Unido, sugerem relatórios, como parte do acordo AUKUS.
Os submarinos são uma combinação de projetos britânicos e tecnologia norte-americano, disse uma autoridade dos EUA. O acordo de bilhões de libras esterlinas provavelmente terá os submarinos montados na Austrália.
Se concluído, o acordo seria um esforço “trilateral”, disse o ministro da Defesa da Austrália. Richard Marles também disse ao parlamento australiano que é “difícil exagerar o passo que, como nação, estamos prestes a dar. Claramente, esses submarinos terão a capacidade de operar em guerra, mas a verdadeira intenção dessa capacidade é garantir a estabilidade e a paz de nossa região”, disse Marles.
Pode ser que os submarinos do Reino Unido não entrem em serviço por algum tempo, com relatórios afirmando que a melhor aposta da Austrália é envolver a rotação de submarinos nucleares dos EUA para o país a partir de 2027.
Isso seria seguido pela compra de três submarinos da classe Virginia no início da década de 2030.
Detalhes completos do acordo com a Aukus devem ser anunciados na próxima semana.
É só os Australianos ficarem espertos para que seus submarinos Britânicos não venham com parafusos COLADOS…
QUE ROUBADA!!!
Culpa dos chineses!
De acordo com a “Reuters”, publicado ontem, “No início da década de 2030, a Austrália compraria 3 submarinos da classe Virginia e teria a opção de comprar mais dois.” Esse projeto seria depois…
Mas que furada essa que a Australia se meteu. Os franceses agora sim devem estar super contentes com seus ”aliados”
A origem disso é chamado interesse chinês. Em nenhum momento vocês mencionam a origem do problema, só as consequências. Se auto declarar dono de vasta área marítima unilateralmente desafiando os países vizinhos teve essa consequência chamada “AuKus”. Lembrando que o mesmo interesse que os chineses tem no Mar do Sul da China os franceses também tiveram na nossa costa com a lagosta, portanto, os franceses não são dignos de pena por terem perdido esse contrato: pelo contrário! Estão sentido na pele como o mundo dá voltas sofrendo esse prejuízo em seus interesses pela mesma causa que nossa soberania foi violada por eles mesmos. Curiosamente usou-se canguru (Austrália) para justificar que lagosta não é peixe. Que coincidência! “Se a lagosta é um peixe porque se desloca dando saltos, então o canguru é uma ave”.
Gostei das informações. Pensei que a tecnologia e transferência dos submarino já tinha sido feito. Faz tempo que existe essas negociações.