Por Fatima Bahtić
As embarcações fazem parte de um contrato de £ 48 milhões do Reino Unido concedido à Atlas Elektronik, com sede em Dorset (AEUK), para substituir os navios desatualizados.
A entrega das duas últimas embarcações, Merlin e Fantome, para a unidade de hidrografia e meteorologia da frota em Devonport, marca a conclusão do contrato e significa a capacidade operacional completa de todas as embarcações. A frota usada para operações de mergulho, levantamento e treinamento agora está completa.
Construídos para um design modular versátil, as novas embarcações conhecidos como ‘SEA class’ são baseadas em um casco padronizado intercambiável, permitindo que eles sejam adaptados para diferentes tarefas.
Com a capacidade de transportar cargas úteis diferentes e fornecer velocidade aprimorada, alcance operacional e equipamentos de navegação, as embarcações de trabalho de 15 metros de comprimento do Projeto Vahanas desempenham um papel vital para a Marinha Real, segundo oficiais.
“Estamos muito satisfeitos por ter trabalhado com a AEUK para entregar essas 35 embarcações de trabalho nos últimos sete anos”, disse Rosy Copping-Bull, gerente de projetos da DE&S Boats.
“Esses barcos são uma parte essencial das operações militares da Marinha Real, graças à sua capacidade aprimorada. Todos os 35 navios serão vitais para a segurança de nossa nação e serão instrumentais para ajudá -la a prosperar agora e no futuro.”
“Tendo ingressado na equipe no início do ano, estou muito satisfeito por ter visto a equipe trabalhar tão bem com a AEUK para reunir esse programa e ver com sucesso a entrega de todas as 35 embarcações”, afirmou Pete Lagden, líder da DE&S Boats.
As novas embarcações são operados a partir de portos do Reino Unido e de navios de superfície da Marinha Real e são usados para várias funções, desde suporte logístico, treinamento de oficiais, pesquisa hidrográfica e transporte de passageiros, até apoio e treinamento de mergulho.
O contrato, conhecido como Projeto Vahana, foi anunciado pela primeira vez em setembro de 2017, com as novas embarcações necessárias para substituir barcos feitos no início dos anos 90, que haviam chegado ao fim de seu tempo de serviço.
“A aquisição da Vahana Craft foi um passo importante na modernização de uma variedade de recursos operacionais e de habilitação em todo o ambiente operacional marítimo de defesa do Reino Unido e fornecerá uma plataforma importante na qual podemos continuar a aumentar para a integração adicional de sistemas autônomos e entrega de efeito em ambientes remotos”, comentou o comandante da Marinha Real Peter Ware, oficial de navegação da frota.
“Estamos imensamente orgulhosos de ter entregue essas 35 embarcações SEA class, incluindo o HMS Magpie, com módulos de capacidade intercambiáveis, permitindo que a Marinha Real os reconfigure rapidamente para diferentes papéis operacionais. Através dessa semelhança, o treinamento, as peças de reposição e a carga de documentação para todos os sistemas foram significativamente reduzidos”, acrescentou Wesley Galliver, chefe da divisão de sistemas de navios de superfície da AEUK.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN