Um atirador das forças especiais do Canadá matou um integrante do grupo extremista autodenominado Estado Islâmico com um tiro disparado a 3,5 quilômetros de distância, no mês passado, no Iraque.
A distância do disparo bem sucedido, confirmada à BBC pelo Comando de Operações Especiais canadense, é considerada recorde na história militar.
Segundo o jornal canadense Globe and Mail, o soldado efetuou o disparo do alto de um edifício. A bala teria demorado dez segundos para atingir o alvo. O disparo teria sido registrado em vídeo.
O atirador quebrou o recorde do britânico Craig Harrison, que matou um militante talebã com um tiro disparado a 2,4 quilômetros, usando um rifle L115A3 de longa distância, em 2009, no Afeganistão.
O Globe and Mail descreveu a dificuldade do disparo, que exigiu que o atirador levasse em conta a força do vento, estudos de balística e até a curvatura da Terra.
Ele trabalhou em parceria com um observador, que ajuda a detectar alvos, e usou um rifle militar canadense McMillan TAC-50. De acordo com fontes do jornal, ele pertence à unidade conhecida como Joint Task Force 2.
“O tiro em questão interrompeu de fato um ataque do Daesh (Estado Islâmico) às forças de segurança iraquianas”, disse uma fonte militar ao jornal.
“Em vez de lançar uma bomba que poderia matar civis na região, essa é uma ação muito mais precisa e, por estar tão longe, os maus elementos não tinham a menor ideia do que estava acontecendo”, completou.
Em 2016, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, suspendeu os ataques aéreos contra o Estado islâmico no Iraque e na Síria. Mas, ao mesmo tempo, Trudeau anunciou planos para reforçar as forças especiais em solo, além de aumentar o número de membros das Forças Armadas do Canadá encarregados de treinar e auxiliar as forças locais.
FONTE: BBC Brasil
TAC-50 nao e rifles canadence.
PPP
obrigado
Nunca comprarei uma arma, Em caso de Guerra.
vou ter que pensar em algo melhor.
Renan, Convenção de Genebra divide pessoas nos combatentes (militares) e não combatentes (civis). Ele determina/garante uma certa proteção para civis e um tratamento digno para os combatentes. Possuir uma arma durante um conflito militar num território atingido pelas combates classifica pessoa como combatente (se ele esta uniformizado e com distintivos visíveis). Se esta armado e não uniformizado, sem distintivos pode ser considerado como criminoso comum, espião ou criminoso de guerra. Assim automaticamente perde todos os direitos previstos na Convenção, podendo ser julgado, na melhor hipótese, como simples criminoso.
Por isso permanecer nas zonas de guerra armado, por mais que armamento serve para proteção pessoal, não torna mais seguro situação do individuo que esta armado.
Renato, os vídeos estão em poder do Canadian Special Operations Forces Command. Provavelmente não será publicada ate volta do team para Canada. Por mesmo motivo não foi publicado nome do atirador e/ou parceiro dele. Como alguns informam nas ultimas quatro semanas dupla esta sendo totalmente separada da frente de batalha para preservar no máximo integridade deles no caso de algum fatal acidente/encontro em combates da ISIS.
Na minha opinião é impossível tiro para distancia de 10 km de um rifle. Como já mencionou Flanker, ninguém ate agora, produziu cartucho para este armamento que poderia atingir esta distancia. Como eu saiba melhor tiro livre pode ser dado de Barrett M82A1. Isso significa com perfeitas condições atmosféricas o tiro poderia atingir distancia de 6800 metros. Isso não significa em hipótese nenhuma que possa perfurar alvo. Somente projetil pode se deslocar para esta distancia. Pessoalmente nunca ouve sobre munição programável para este tipo de armamento, por isso duvido, que e possível fazer tiro para distancia superior atingida por atual recordista.
Sobre calculo para efetuar tiro. Projetil Winchester 0.308 (standard OTAN 7,62x51mm) em distancia de 800 metros tem queda de 200 milímetros. Isso significa que para fazer um tiro que atinge alvo nesta distancia precisa ser feito uma correção que inclui esta variável. Usando munição mais leve não conseguimos os parâmetros melhores, porque ela por mais que tenha velocidade maior na saída do rifle tem maior perda de energia por causa de quantidade menor de pólvora. Isso e uma das variável que te apresentei, mais fácil para correção, que precisa ser levada em conta para dar um tiro de precisão. Outras são: preção atmosférica, vento, temperatura do ar e dependendo da distancia também curvatura da terra, de vez em quanto ate data da produção de munição e altitude em qual esta sendo feito tiro. Tudo isso tem que ser incluído na correção de tiro antes de apertar gatilho.
Antigamente os cálculos foram feitos através das régua de calculo. E só algumas variáveis podiam ser inclusas neste equipamento, resto dependia da experiência do atirador. Atualmente os cálculos estão sendo feitos eletronicamente e praticamente todas as variáveis presentes no momento de apertar gatilho são aplicadas para efetuar disparo. Porem suficiente que aconteça mudança de forca ou direção de vento, aparece na trajetória uma poeira, grão de areia o que vai impedir que um projetil numa distancia de 3500 m não vai acertar alvo. Um projetil de Winchester 0.308 pesa 11,3 grama. Qualquer forca ou obstáculo encontrado que esta na trajetória dele desviar projetil do alvo. Como foi publicado em alguns sites novo recorde foi atingido somente apos de efetuar terceiro díspar. Alguns mencionam que atirador estava mirando 310 m acima do alvo para ló atingir.
Todos especialistas, estão confirmado, que além de grande experiência, atirador teve enorme sorte para atingir este alvo. Tiro na vida real, tanto de precisão, quanto de uma batalha não parece nada com que você pode ver nos filmes ou jogos.
Padilha eu acho que McMillan TAC-50 é um projeto dos Estados Unidos produzido em Phoenix, Arizona, EUA, pela McMillan Firearms Manufacturing.
Renato, tiro de precisão não é nada fácil como você imagina. O atirador recebe o alvo seguindo uma cadeia de comando, o identifica (muitas vezes com ajuda de outros), precisa calcular e avaliar, entre outras coisa, a distância até o alvo e a direção e velocidade do vento, pois todos são fatores que influenciam, e muito, a trajetória do projétil. Quanto maior a distância e maior a velocidade do vento, maiores são as chances dele errar se mirar exatamente no alvo. Precisa fazer correções, de tal forma que leve em consideração a variação do tiro causada pelo vento sobre o projétil. Isso de forma muito simplificada, pois esse tipo de tiro é muito complexo e leva anos para ser dominado na sua totalidade.
Quanto a tiros à 10 km….bem, imagine o tamanho do “cartucho” para caber uma quantidade de pólvora suficiente para impelir o projétil numa distância dessas! Isso sem falar nos cálculos citados acima. Esse tiro de 3,5 km já é beeeeemm difícil e incomum. Não confie muito nos filmes hollywoodanos…..
Algum vídeo dos disparo está disponível?
Eu acho que a tecnologia para esse tipo de disparo deveria estar mais evoluída.
Algo parecido com o velho oeste no qual as batalhas eram ganhas no mano a mano.
Acertar o inimigo.
Hoje se usam fuzis que atiram dezenas de vezes e o combatente do EI continua lá…
Ou artilharia que destrói prédios.
Esses tiros de precisão inclusive a 10 km seriam muito úteis.
Nem sempre o inimigo está a 200 m…
Imaginem uma incursão numa favela do Rio. às vezes é possível ver a turma com fuzis na mão, mas não há Alcance de tiro…
E deveria ser tudo automático.
Não entendi essa de o cara fazer o cálculo da velocidade do vento, etc.
Não há uma mira telescopica bem objetiva igual nos filmes?
O cara está a grande distância, mira e acerta…
Poderiam fazer isso automático.
Os israelenses já usam armas com pontaria de 90o.
Isto é, é possivel, ficar numa esquina sem se expor, ver o alvo, mirar e atirar.
Nada do outro mundo.
O povo é que complica…
PPP, Obrigado pela resposta.
Mas quer dizer se eu estiver em um pais em guerra não tenho o direito de andar armado para proteger minha família, pois seria considerado um alvo.
Convensão de covarde.
Minha opinião.
Quanto ao dado de 805m/s um projetil levará no mínimo 5 a 6 segundos para atingir o alvo. Mas concerteza com o ângulo do tiro a distância almenta elevando o tempo de vôo.
Resumindo competência e sorte. Lado a lado
Obrigado
Renan, o atirador não atira em quem quiser a esmo, há uma cadeia de comando, vários militares / superiores estão observando, pessoalmente no local ou por imagens de drones ou helicópteros, ele não tem como questionar uma ordem, seria até um absurdo passar essa responsabilidade ao atirador, imagine um piloto de caça bombardeiro voando a mais de 1000KM/h ter que saber se é pai de família ou soldado inimigo, guerra é guerra, os caras estão se matando, vem a ordem de atirar, então ele senta o aço na cabeça. Aqui no Rio vivemos uma guerra, não se pode exigir do PM que ele distingua entre vagabundo e trabalhador, o cara que aponta um fuzil pra ele na mesma hora deixa de ser trabalhador e pai de família, leva bala na cabeça e ponto final, NMHO.
Prezado Renan, atirador de elite esta capaz de diferenciar pessoa não armado da pessoa armada. E mais humanitário dar um tiro do que lançar um projetis de 155 mm que possa atingir varias pessoas entre elas civis. Normalmente na linha de frente não se encontram civis armados. Realmente pessoas armadas na frente de batalha são considerados por Convenção de Genebra como combatentes/militares.
O tiro foi dado na região de Mosul. Segundo Sue Beler, porta voz de Canadian Special Operations Forces Command, atirador canadense estava atrás da linha de frente das Forcas Iraquianas de Segurança. Somente terceiro tiro acertou alvo que foi localizado 3.540 m de distancia, e foi durante um dos ataques de ISIS contra Forcas Iraquianas de Segurança. Isso realmente e novo recorde. Por mais que qualidade de efetivo canadense (entre 5 melhores atiradores do mundo são três canadenses) e o armamento americano (dos cinco 5 melhores tiros três foram feitos do TAC-50) são considerados uns dos melhores do mundo, não pode se descartar neste caso uma grande dose de sorte, colocando em jogo muitas variáveis de tiro.
Discrição de 10 segundos também causou muita polemica. Tem fontes que mencionam que tiro levou 4 segundos, que filmagem da ação durou cerca de 10 segundos e que toda ação durou não mais que 10 segundos. Provavelmente tempo levado desde atirador mirar e atingir alvo demorou 10 segundos. Esta informação foi repassada para The Globe and Mail, “The elite sniper was using a McMillan TAC-50 sniper rifle while firing from a high-rise during an operation that took place within the last month in Iraq. It took under 10 seconds to hit the target.” Depois porta voz de Canadian Special Operations Forces Command conseguiu destorcer esta informação falando que projetil levou 10 segundos para atingir alvo. Assim maioria dos meios de comunicação repetiu isso. Recordista de absurdos foi BBC News que informou no Twitter que episodio aconteceu no Afeganistão.
Velocidade de dispara do McMillan TAC-50 e de 805 m/s.
vc deve estar brincando… tenha piedade das vitimas do estado islamico. tbem dos acontecimentos na europa. por falar nisto, quando será que vao reabrir as investigações do assassinato de celso daniel , e o rompimento da barragem de mariana durante o governo petista ,que matou e destruiu centenas de familias BRASILEIRAS,
Estou curioso em saber se o soldado atirou objetivamente em um determinado insurgente ou se atirou contra um grupo de insurgentes e atingiu um deles ao acaso.
gostaria de saber com um soldado diferencia um pai de família. Em um país que é necessário ter armas nas mão par garantir sua sobrevivência. De um guerrilheiro do Estado Islâmico?
pois um pais em guerra é a lei do mais forte. para garantir seus recursos tera que defender de saqueadores e outros.
Como o soldado a 3,5km Diz que alguém é um alvo?