Seis Aspirantes femininas embarcaram no Navio Doca Multipropósito Bahia (F 40), no dia 12 de janeiro, para participar da Operação ASPIRANTEX 2018, que acontecerá até o dia 1º de fevereiro, com passagem pelos portos de Mar Del Plata, na Argentina, Montevidéu, no Uruguai, Itajaí (SC) e Paranaguá (PR).
Esta é a primeira vez que o navio recebe Aspirantes femininas para a comissão, que tem como objetivos elevar o grau de prontidão dos meios navais e aeronavais da Esquadra e contribuir para a orientação dos Aspirantes do 2º ano da Escola Naval na opção de Corpo e na escolha da área de habilitação.
As Aspirantes, apesar de já saberem que integrarão o Corpo de Intendentes da Marinha (CIM), estão tendo a oportunidade de conhecer a vida em alto mar e a rotina dos navios. Durante a comissão, elas presenciam a realização de diversos exercícios de caráter militar, como operações com aeronaves, transferência de óleo no mar, manobras táticas entre os navios, exercícios de tiro, exercícios de combate a incêndio, entre outros.
A Aspirante Lara Corrêa, do 3o ano da Escola Naval, disse: “A Aspirantex contribui tanto na formação profissional quanto na pessoal do Aspirante, pois aqui nós temos o amadurecimento e efetivamente começamos a trabalhar para a nossa carreira, aqui vemos tudo o que aprendemos em sala de aula e utilizamos. Nós aprendemos a lidar com a tripulação, a ser um líder”.
A bordo do Bahia estão outros Aspirantes masculinos, que, ao fim da comissão, poderão optar entre os corpos da Armada (CA), de Fuzileiros Navais (CFN) e de Intendentes da Marinha (CIM).
FONTE e FOTO: MB