No dia 23 de janeiro, a Operação Aspirantex 2017 iniciou sua terceira fase com o suspender dos navios dos Portos de Montevidéu, no Uruguai, e de Mar Del Plata, na Argentina, em direção a Santa Catarina, no sul do Brasil.
Durante a semana, os Aspirantes da Escola Naval participaram e acompanharam os exercícios de: Homem ao Mar, Light Line, Pick Up e Vertrep (retirada de material dos navios por meio de guincho e gancho, respectivamente, conectados à aeronave), Problema de Batalha, Trânsito Sob Ameaça Aérea, Transferência de Óleo no Mar, Trânsito com Oposição de Submarino, Guarnecimento do Grupo de Socorro Externo e Guarnecimento do Grupo de Visita e Inspeção. Foi realizado também o exercício de Trânsito com Oposição de Superfície com a presença da Corveta Jaceguai.
A Aspirantex 2017 oferece aos Aspirantes um programa de exercícios para que possam se familiarizar com a vida a bordo de um navio e também para que se sintam motivados e seguros ao realizarem a escolha de corpo e habilitação. Com isso, no dia 26 de janeiro, puderam decidir o rumo de suas carreiras e optaram por ser do Corpo da Armada, do Corpo de Fuzileiros Navais ou do Corpo de Intendentes.
Ao término da fase de mar e na chegada ao porto de Itajaí, no dia 27 de janeiro, ocorreu o exercício de Atracação com Ameaça Assimétrica. Essa foi mais uma oportunidade do Aspirante se familiarizar com a vida no mar.
FONTE: MB