Cerca de 200 Aspirantes da Escola Naval (EN) embarcaram, no dia 12 de janeiro, em seis navios e um submarino da Esquadra Brasileira, onde participam da Comissão ASPIRANTEX-2017, que tem duração de 20 dias, e acontece na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro (RJ) e Mar Del Plata (Argentina).
Já nos primeiros dias da Comissão, os Aspirantes tiveram a oportunidade de participar de exercícios como: postos de abandono e de combate, manobras táticas, operações aéreas, tiro antiaéreo sobre granada iluminativa com canhões, light line, transferência de carga leve, além de exercícios inopinados.
Todas as atividades têm como finalidade proporcionar aos Aspirantes o acompanhamento de perto dos mais importantes exercícios e operações realizadas no mar, assim como, manter os militares dos meios navais adestrados e prontos para o combate.
A Comissão é realizada pelo Comando em Chefe da Esquadra, por meio do Comando da 1ª Divisão da Esquadra com o objetivo de contribuir e orientar os futuros Oficiais para a escolha entre os Corpos da Armada, de Fuzileiros Navais ou de Intendentes e da área de habilitação (mecânica, eletrônica, sistemas de armas e administração).
A programação da Aspirantex-2017 conta com duas fases, uma de mar e outra de porto. Durante a navegação estão sendo realizados diversos exercícios operativos. Já na fase de porto, os navios atracarão em Montevidéu (Uruguai), Mar Del Plata (Argentina), Itajaí e São Francisco do Sul (Santa Catarina) onde estarão abertos à visitação pública.
FONTE: Nomar