Segundo a Armada Argentina, o futuro ARA Bouchard se encontra no dique seco em Toulon, onde o Naval Group está finalizando o Período de Manutenção Geral (PMG) no ex-OPV da Marinha Nacional Francesa, a L’Adroit (P 725), para posterior entrega à Argentina.
O negócio envolveu a L’Adroit (P 725) e mais três navios novos. Como o moderno OPV-90 pode cumprir uma gama de missões de vigilância marítima e patrulha, vai prover à ARA uma grande capacidade de patrulha, podendo ser empregado na sua Zona Exclusiva Econômica (ZEE), protegendo suas águas jurisdicionais da pesca ilegal e contra outros ilícitos, além de poder empregar Forças Especiais.
O ARA Bouchard possui 87m de comprimento, desloca 1.450 Ton., possui um canhão de 20mm na proa e duas metralhadoras .50. Na popa, pode transportar dois RHIB (Rigid-Hulled Inflatable Boat).
O convoo tem capacidade de operar com helicópteros de médio porte (até 10 Ton.), o hangar tem capacidade para um helicóptero de 5 ton, com capacidade de executar serviços de manutenção nesta aeronave.
O OPV-90 da Naval Group também pode operar com Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP).
Naviozinho desdentado e útil tão somente para funções típicas de guarda costeira.
Não seria por isso que ele é um ocean PATROL Vessel e não um war ou combat vessel?
Ué… Mas é pra isso que ele foi feito, para ser navio para exercer funções de Guarda Costeira. E diga-se de passagem, é um baite de um projeto para essa função.
Aparenta ser superior as nossas classe Amazonas, já que até dispõe de hangar.