Toulon (França) – Na sexta-feira (6), na Base Naval de Toulon, no sul da França, foi realizada a cerimônia de afirmação da bandeira argentina a bordo do Navio de Patrulha Marítima Multipropósito ARA Bouchard.
A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado Maior da Marinha, Almirante José Luis Villán, acompanhado pelo Diretor Geral de Material da Marinha, Vice-Almirante David Fabián Burden, do adido de defesa argentino na França, da missão de logística naval na Europa, do Diretor Geral do Naval Group, Alain Guillou, representantes da marinha da França e autoridades locais, como os prefeitos de Bormes, Saint Tropez e Toulon.
Após o discurso do diretor-geral do Naval Group, Alain Guillou, o almirante Villán disse que “Hoje é um dia histórico e muito especial para a República Argentina, porque concretiza o primeiro ato de apropriação de uma unidade naval que a representará e defenderá seus direitos de soberania, seus interesses marítimos e a salvaguarda da vida humana no mar. Para a Armada Argentina, portanto, ela marca o princípio do recebimento de um instrumento realmente necessário para manter sua capacidade de presença no mar. O fruto do esforço de cada um de nossos compatriotas é colocado sob sua responsabilidade e custódia”, afirmou o chefe da Marinha.
Ele também destacou o trabalho dos destinos envolvidos no planejamento e execução da aquisição; a do seu primeiro comandante e também agradeceu à Marinha da França, ao Naval Group, às autoridades e aos cidadãos de Bormes La Mimosa, Saint Tropez e Toulon.
“Exige um forte compromisso e esforços para operar o ARA Bouchard no mar, dando o melhor de nós mesmos pelo nome e memória de Hipólito Bouchard, pela Marinha e, essencialmente, pela República Argentina”, concluiu.
Em seguida, a bandeira francesa foi arriada e, na sequência, foi hasteada a bandeira da Argentina, materializando assim a incorporação do meio à Armada Argentina.
FONTE E FOTOS: ARA
Vamos torcer pela recuperação econômica deste belo país, pois é muito importante também para o Brasil. Argentina é grande compradora de produtos brasileiros.