Por Dave Ress
Depois de seis anos, o cruzador USS Gettysburg (CG 64), está fora do estaleiro da BAE após uma reforma que deve manter o navio de 30 anos em ação até o final dos anos 30.
A Marinha vem tentando há anos descobrir como deseja realizar as missões-chave de seus cruzadores envelhecidos: defender grupos de ataque de porta-aviões contra ataques aéreos e de mísseis e transportar mísseis com suas 122 células de lançamento vertical em qualquer lugar do mundo.
No início de 2015, iniciou um programa de modernização de vários cruzadores, começando com o Gettysburg em Norfolk e o USS Cowpens (CG 63), em San Diego. As fases finais do trabalho no Gettysburg foram feitas sob um contrato de US$ 147 milhões.
Para o Gettysburg, a modernização incluiu novo equipamento de sonar, reforço e preservação do casco, atualização do equipamento de radar de busca aérea e um novo conjunto de sistemas de combate, de acordo com oficiais da Força de Superfície Naval do Atlântico. Isso veio depois de uma fase que focou nos reparos estruturais do deck de alumínio, tanques e casco.
Mas muito desse trabalho estrutural não foi concluído a tempo para o início das fases de modernização no Gettysburg, Cowpens e USS Vicksburg (CG 69), disse o vice-almirante Bill Galinis, comandante do Naval Sea Systems Command. O Vicksburg iniciou sua fase de modernização logo após o Gettysburg, sob um contrato de US$ 175 milhões.
Houve “muito mais trabalho estrutural do que o inicialmente previsto, pois em alguns casos entramos em tanques que não eram abertos há muito tempo”, disse Galinis ao Instituto Naval dos EUA no início deste ano.
Vazamentos no tanque de óleo combustível descobertos enquanto o cruzador USS Vella Gulf (CG 72), cruzava o Atlântico em fevereiro, no início de sua implantação mais recente, forçaram o navio a retornar a Norfolk para o que seriam dois meses de reparos e testes. O trabalho estrutural a ser feito complicou a fase de modernização, disse Galinis.
O Gettysburg passará por testes de mar para garantir que todos os sistemas de propulsão, direção e elétricos estejam funcionando corretamente. Quando isso for concluído, o Gettysburg e sua tripulação entrarão em testes de qualificação para seus sistemas de combate.
No início deste ano, a Marinha dos EUA propôs o descomissionamento de sete cruzadores, incluindo o USS Anzio (CG 68), Hué City, Monterey, San Jacinto e Vella Gulf, baseados em Norfolk.
Mas um grupo bipartidário de membros do Congresso, incluindo a Rep. Elaine Luria, D-Norfolk, que serviu em um cruzador durante sua carreira na Marinha, recuou, alterando o orçamento da Marinha da administração Biden para salvar três cruzadores do descomissionamento.
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Star and Stripes