Antártida – Quase um mês e meio depois de chegar na Antártida, o transporte ARA San Blas continua a fornecer apoio logístico à Marinha do Brasil durante a reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz ( EACF).
O San Blas permanece ancorado na Baia Lasserre e serve à todas as tarefas de apoio coordenado diariamente com o oficial de ligação da Marinha do Brasil, Capitão-de-Fragata Daros, assessor de logística para a reconstrução da EACF.
O oficial de ligação argentino a bordo, Comandante Marcelo Dalle Nogare, comentou: “Como a Armada Argentina possui vasta experiência em operações logísticas na Antártida, estamos orgulhosos por termos sido escolhidos pela Marinha do Brasil para ajudar a nos esforços de recuperação da EACF com o transporte ARA San Blas”.
“Muitos anos nos unem profissionalmente e quis o destino que após XXX Fraterno, realizada entre nossas marinhas, onde prevalecem conceitos como cooperação, integração e suporte mútuo, neste início de 2013 encontra-nos a trabalhar juntos, desta vez na Antártida “, disse ele.
Durante o mês e meio que está sendo realizada a “Operação Antártica I Irmandade” alcançou uma sinergia e simbiose de todo o pessoal de ambas as marinhas,”digno de destaque e nos deixa muito orgulhosos “, disse o capitão Dalle Nogare.
Desde a chegada na área até o final da operação, o navio está engajado na logística de apoio pessoal à canadenses, brasileiros e chilenos e mais cerca de 90 pessoas no trabalho de recuperação da EACF.
As tarefas consistem essencialmente no alojamento e preparação a bordo de pequeno almoço para o pessoal envolvido com as funções básicas. Em coordenação com o navio mercante Germania, preparar e distribuir o almoço e /ou jantar. Também coopera com lanches para a equipe da empresa canadense Weatherhaven, responsável pela instalação de recipientes residenciais.
Coordenação das atividades de ligação com os oficiais brasileiros trabalhando em funções de apoio de atividades em terra.: mergulhadores, garçons, enfermeiro, eletricista e meteorologista, além de padeiros que fazem pão diariamente para o pessoal de ambas as marinhas em uma fábrica especialmente criado pela Marinha do Brasil para esse propósito em terra.
Também tem colaborado com a equipe para realizar a pintura dos módulos de comunicação, meteorologia, garagem e cozinha secundária, integração transparente vivenciando a sinergia existente entre as marinhas para a recuperação da estação Antártica. Além disso, o serviço no navio é permanente entre 7h às 22h.
“A tripulação do San Blas tem sido em todos os momentos um verdadeiro reflexo do profissionalismo e dedicação que caracteriza a nossa marinha. Todos trabalharam e colaboraram para além de suas obrigações em plena integração com o pessoal da Marinha do Brasil “, concluiu o oficial de ligação argentino.
A aptidão de cada homem em seus respectivos papéis foi claramente reforçada pela atitude fantástica em cada tarefa executada.
FONTE: Gaceta Marinera