A Abeking & Rasmussen selecionou a Anschütz para projetar e fornecer uma solução integrada para contramedidas de minas (MCM), comando e controle e navegação para dois navios de contramedidas de minas da Marinha da Indonésia.
O primeiro dos dois novos navios, que estão entre os navios mais modernos do gênero, está concluindo com sucesso seus testes no mar.
A solução integrada está equipada com sistemas de navegação e ponte Synapsis NX , um sistema integrado de comando e controle SYNTACS , bem como um sonar de caça às minas de última geração. Isso permite operações MCM de ponta que são altamente precisas, seguras e eficientes desde o início da missão até o sucesso da missão.
“Estamos orgulhosos de contribuir para este novo projeto de embarcações de contramedidas de minas. Como integrador da suíte MCM, sistemas de comando e controle e navegação, projetamos e entregamos uma solução integrada que melhora o desempenho e a segurança da missão e também agiliza os processos a bordo.”, Dr. Thomas Lehmann , Chefe de Sistemas Integrados de Missão.
Contramedidas eficientes contra minas são de importância crucial para o tráfego marítimo seguro e a proteção da infraestrutura marítima. Um módulo de software recém-desenvolvido para SYNTACS fornece os recursos necessários para planejar, executar, coordenar e monitorar missões MCM.
O SYNTACS compila um quadro operacional abrangente baseado em cartas marítimas náuticas e nos sensores de navegação e vigilância a bordo. Com base nesta imagem, o módulo MCM permite planejar e atribuir áreas de busca e rotas de busca, individualmente ou com base em padrões predefinidos. A solução MCM apresenta rastreamento de objetos acima e abaixo da água, bem como classificação de acordo com MIL-STD-2525. Os objetos e sua posição precisa são integrados na imagem operacional comum e compartilhados com todas as estações de trabalho a bordo em tempo real.
“Fornecer nossa suíte MCM em uma solução integrada melhora a segurança, precisão e eficiência na detecção e classificação de objetos suspeitos, mas também permite a distribuição de uma imagem operacional comum em todo o navio e para outras unidades”, disse Lehmann.
O SYNTACS pode ser instalado como um sistema autônomo ou integrado com radar e (navio de guerra) gráficos eletrônicos e sistemas de informação (ECDIS/WECDIS). Isso fornece uma navegação de parada única e planejamento de missão com interfaces de usuário padronizadas e requisitos de treinamento reduzidos. Com base em hardware comercial pronto para uso e software modular, o SYNTACS representa uma solução econômica, mas poderosa, para detecção e contramedidas de minas.
Os dois navios MCM serão entregues à Marinha da Indonésia em 2023.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Anschütz