Um total de 31 mil militares está participando neste momento nas manobras militares da OTAN na Polônia que têm o nome de ‘Anaconda’. O exercício militar de grande escala revela os problemas da Aliança com a logística e infraestruturas, informa o jornal alemão Süddeutsche Zeitung.
A OTAN não tem dados completos sobre as vias de tráfego disponíveis para o deslocamento de equipamentos militares pesados, comunica o jornal.
“Há falta de informação sobre ferrovias utilizáveis, pontes e túneis rodoviários, especialmente nos países recém-chegados à OTAN”, diz um artigo citando um representante da Aliança.
A situação é muito mais complicada porque muitas ferrovias foram privatizadas. Além disso, existem problemas com o trânsito de tropas através de países que não são membros da OTAN. A obtenção de permissões necessárias para o trânsito pode levar um mês ou mais, como foi, por exemplo, com a República Tcheca.
“Nas discussões internas, os generais norte-americanos apelam a uma espécie de ‘área de Schengen militar’, mas eles evitam reclamar em público”, refere o jornal.
As manobras militares começaram na terça-feira na Polônia e envolvem 31 mil miliares de 24 países, bem como cerca de 3 mil peças de equipamento militar. De acordo com a empresa de televisão alemã ZDF, a OTAN quer demonstrar que ela tomou os países da Europa de Leste sob sua proteção e enviar um sinal de dissuasão para a Rússia.
FONTE:sputniknews.com
Será que entendi, Levaram 31 mil homens para lá sem saber onde ficam pontes, ferrovias, tuneis etc.. Não fizeram um minimo trabalho de inteligência antes??? E olha que não tinha nenhum Russo por perto. Imagina se o Putin resolvesse atacar a Polônia na mesma época em razão destas movimentações bélicas perto do seu territorio, meu Deus!! Estes norte americanos nunca me enganaram, essas e muitas outras trapalhadas explicam aquelas cenas patéticas na Embaixada americana quando se penduravam em helicópteros para desesperadamente fugirem dos vietnamitas. .
Sugiro ao colega reler o texto…
Nele diz que não haviam informações completas acerca do sistema ferroviário e rodoviário por onde as tropas deveriam se deslocar… Isso não significa que não sabiam onde estavam. Significa que não sabiam quais as reais condições da infraestrutura; o que é natural, já que muito disso pertence a empresas privadas que não disponibilizam informações ao público ( e , a depender da legislação de onde se está, nem são obrigadas a disponibilizar isso dessa forma )… E mesmo assim, as manobras aconteceram…
Se Putin resolvesse invadir a Polônia, não seria através de Kaliningrado… Certamente teriam que cruzar a Bielorrússia antes… Não acho que é uma coisa que passe despercebida… Aliás, acredito que as forças russas teriam os mesmos problemas da OTAN, já que não teriam acesso direto a informações atualizadas sobre vias de acesso…
O episódio a que se refere foi a evacuação da embaixada americana em Saigon… Nessa época, os americanos já haviam se retirado do Vietnam do Sul… Na ocasião, quando a cidade estava prestes a ser tomada, decidiram evacuar altos funcionários vietnamitas que trabalhavam na embaixada… Daí que milhares de pessoas também quiseram fugir junto e se amontoaram por lá. Óbvio que o caos se instalou…
Sr. RR então o que devo fazer, desconsiderar esta noticipor falta de credibilidade do jornal alemão ou do DAN que a reproduziu? Ao mesmo tempo devo reescrever a história sobre a derrota dos EUA para o Vietna e que aquela imagem de pessoas(yankestambem)penduradas no helicoptero, desesperadas, tentando a fuga não existiu e acreditar que logo depois a “cavalaria yanke” apareceu e salvou a todos e o país foi recuperado implantando-se novamente o Vietnan do Sul??? Sério??
Nada mais natural… Exercícios são pra isso mesmo; identificar falhas…
Tem razão… como aquela lá em “Purtugal”, a operação atolada !
Acontece, Topol…
Numa situação de combate ( acontecem cacas assim até em operações reais; basta ver Normandia e Pacífico em geral… ), aqueles veículos seriam abandonados na areia até que houvesse uma forma de retira-los…