O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) concluiu a segunda docagem prevista no Período de Manutenção Geral (PMG) da Corveta Barroso (V34), em esforço conjunto das divisões subordinadas ao Departamento de Produção (AMRJ-24). O navio permaneceu no Dique Almirante Jardim entre os dias 22 de novembro de 2023 e 18 de março de 2024.
No período de docagem, diversos serviços foram realizados, destacando o tratamento, pintura e hidrojateamento das obras vivas; instalação de 83 anodos de sacrifício; e embarque dos motores de combustão auxiliar (MCA) 1 e 2. O AMRJ executou também a substituição de selos do casco mecânico e inflável; e o embarque do novo Grupo de Osmose Reversa (GOR) na Praça de Máquinas a Vante (PMV).
Após a desdocagem, a Corveta Barroso permanecerá atracada junto ao Cais Norte, para realização dos demais reparos previstos no PMG. A entrega do navio ao setor operativo está programada para o segundo semestre de 2024.
FONTE: MB
Não seria viável, mantendo praticamente inalterado o desenho da Barroso, com modificações nos sistemas e armamentos construir mais navios dessa classe? Lembro que chegaram a propor colocar silos para misseis CAMM na lateral do hangar, uma mudança no radar… Ou transformar em OPV retirando algumas das capacidade, simplificando o projeto?
…. o sr. Wiltgen não responderá pois nem a Marinha sabe…
Uma pena não ter melhorado o sistema de armas. Pelo menos trocar esse canhão por um 76SR, já iria melhorar em muito sua capacidade de defesa antiaérea.
Mas, é um ótimo navio de patrulha com algum poder de fogo.
Parece que não. Continuaremos com navio na frota sem condições de se defender de ameaças aéreas. No mais, parece que o PMG foi bastante extenso e abrangente.
Saudações a Todos….sera revisado ou ampliado o Sistema de armas / eletronica embarcada também? poderiam reforçar as defesa AA da Barroso! Grato
Boa tarde amigo Guilherme a fragata Rademaker e constituição tem previsão de dar baixa?
2 alguma novidade para MB?
Obrigado
Abs