Por Gary McHugh
A fragata HMAS Anzac (F 150) se juntou a HMAS Arunta (F 151), como a segunda fragata da classe Anzac a passar pela atualização dentro do Anzac Midlife Capability Assurane Program (AMCAP). A Anzac navegou recentemente para seu porto de origem, a Fleet Base West, Garden Island, Austrália Ocidental, onde se juntou à sua irmã Arunta, que completou o programa, conhecido como AMCAP, em 2019.
O gerente do programa, capitão Dugald Clelland, disse que o AMCAP representou um marco importante na vida operacional das fragatas da classe Anzac da Marinha. “O objetivo da AMCAP é garantir que nossas fragatas permaneçam na vanguarda da capacidade regional de combatentes de superfície até que a nova fragata da classe Hunter seja introduzida em serviço no final desta década”, disse o capitão Clelland.
“O AMCAP consiste em três elementos principais, o mais impressionante é o novo radar de busca aérea que diferencia visualmente um navio pós-AMCAP de suas contrapartes pré-atualização. “O componente da atualização, Projeto SEA 1448 Fase 4B, melhora a capacidade de Busca Aérea da classe Anzac, substituindo o antigo radar de busca aérea de longo alcance AN / SPS-49 por um novo radar de matriz digital faseado desenvolvido pela empresa australiana CEA Technologies.
“O programa também se concentra em uma atualização significativa das instalações de comunicação do navio, bem como em um programa geral de correção de sistemas de plataforma (PSR)”. O PSR verá a atualização de sistemas como controle de propulsão, geladeiras, gerenciamento de resíduos e produção de água. O comandante da Anzac, comandante Brendan Horn, disse que após 81 semanas de manutenção e atualização, ele e a tripulação de seu navio estavam felizes por estar de volta à Fleet Base West.
“A Anzac está realmente bem posicionado para concluir testes no mar e retornar à frota como navio operacional”, disse ele. “Estou extremamente orgulhoso da tripulação e sei que todos estão entusiasmados em voltar ao mar”. O capitão Clelland disse que o AMCAP, que depois que as fragatas da classe Anzac foram submetidas ao programa de defesa antimísseis, era uma tarefa complexa que exigia uma estreita cooperação entre a Marinha e seus principais parceiros. “O tamanho e a complexidade de um programa desse tipo apresentam desafios significativos para todos os envolvidos no AMCAP”, disse o capitão Clelland. “A conclusão bem-sucedida do segundo AMCAP é uma conquista significativa para a Marinha, para o Grupo de Aquisição e Manutenção de Capacidades e a Indústria, e garantirá que essa classe de navios permaneça letal nos próximos anos.”
O terceiro navio a ser submetido à AMCAP é o HMAS Warramunga (F 152), atualmente atracado no Henderson Shipyard. O programa de atualização está sendo realizado pela Marinha e pelo Contrato de Gerenciamento de Ativos do Navio de Guerra, que é uma aliança de quatro vias entre o Grupo de Aquisição e Manutenção de Capacidades da Commonwealth, Saab Austrália, BAE Systems e Naval Ship Management Australia.
FONTE: Navy Daily
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
O navio fica com outra cara.
Apenas para efeito de comparação, como era o Warramunga antes da atualização:
https://en.wikipedia.org/wiki/HMAS_Warramunga_(FFH_152)#/media/File:US_Navy_100707-N-0641S-247_HMAS_Warramunga_(FFH_152)_departs_Joint_Base_Pearl_Harbor-Hickam_to_support_Rim_of_the_Pacific_(RIMPAC)_2010_exercises.jpg