A Amazul integra a comitiva brasileira presente à 62ª Conferência Geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), que se realiza em Viena até hoje, 21 de setembro. A empresa tem um estande em local destacado na conferência, juntamente com a Nuclebrás Equipamentos Pesados (Nuclep), a Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). A Amazul é representada pelo Diretor-Presidente, Ney Zanella dos Santos; Diretor Técnico e de Operação Luciano Pagano; e o Coordenador Técnico, Nilo Almeida. O Presidente da CNEN e Conselheiro da Amazul, Paulo Roberto Pertusi, também participa da conferência.
Um dos eventos principais da conferência é um fórum científico sobre clima, no qual especialistas discutem como a ciência e a tecnologia nuclear ajudam a mitigar, monitorar e adaptar-se às mudanças climáticas.
Na pauta do segundo dia, discutiu-se também o fortalecimento da segurança em medicina nuclear, o emprego das tecnologias no combate ao câncer e na ciência forense, o papel da liderança informal na conquista da igualdade de gênero e outros temas técnicos e políticos.
Para a Amazul e a CNEN, que estão desenvolvendo o Reator Multipropósito Brasileiro, um dos debates mais importantes foi sobre “Entregando resultados contra o câncer”, no qual especialistas de alto nível de centros de câncer de todo o mundo destacaram o apoio da AIEA na capacitação, assessoria técnica e aquisição de ferramentas e equipamentos para a luta contra a doença.
FONTE e FOTO: MB